pontas duplas cabelo
Basta o cabelo crescer um pouquinho e pronto! Lá estão elas: as pontas duplas! Esse é um problema que atinge a maioria das mulheres que tenham madeixas médias ou longas. Mas como dar um fim às pontas duplas, sem precisar radicalizar ao optar pelo corte de cabelo? Existem algumas dicas que podem te ajudar.

Algumas das dicas são naturais e os ingredientes podem estar na nossa própria cozinha. Claro que existem produtos específicos (reparadores de pontas) excelentes também e deles falaremos mais abaixo. Mas para quem quer lançar mão de produtos naturais para acabar com as pontas duplas ou triplas, dá só uma olhada:

Óleo de Abacate

Misture 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem com 2 colheres de sopa de óleo de coco. Para melhores resultados, aqueça ligeiramente essa mistura, mas não muito. A temperatura deve estar confortável ao toque. Passe essa mistura em todas as extremidades do cabelo. Lave-os após 30 minutos.

Se você quiser um tratamento em toda a extensão do cabelo, adicione um purê de abacate maduro à mistura. Misture bem todos os ingredientes, até obter uma consistência cremosa. Aplique esta máscara em todo o cabelo, exceto a raiz. Cubra a cabeça com um plástico e depois uma toalha, deixando por pelo menos 30 min.

Depois é só lavar bem o cabelo com seu xampu e condicionador habituais. Depois que o seu cabelo estiver seco, você vai perceber que além das pontas estarem seladas e bem hidratadas, todo o cabelo vai estar mais brilhante, sedoso e saudável.

Cerveja

Cerveja? Será mesmo que isso ajuda a se livrar das pontas duplas? Pode parecer estranho, mas acredite! Funciona mesmo! Graças à sua composição que ajuda a fortalecer o cabelo e reparar as pontas danificadas. Com os cabelos lavados, passe cerveja por todo o comprimento do cabelo, especialmente as extremidades.

Deixe por pelo menos 1 hora e depois lave bem o cabelo com seu xampu e condicionador habituais. O cheiro de cerveja pode incomodar algumas pessoas, mas lavando bem após o procedimento, o cheiro desaparece e os cabelos ganham sedosidade, brilho e sem a presença das incômodas pontas duplas.

Azeite ou óleo de coco

Pegue um punhadinho de algum creme de tratamento capilar que você tenha em casa e adicione 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem (ou óleo de coco). Aplique esta máscara por todo o comprimento do cabelo, concentrando-se nas extremidades e espere por cerca de 30 minutos. Em seguida, lave o cabelo como de costume. Faça isso pelo menos uma vez na semana ou a cada 15 dias. Em breve você estará livre das pontas duplas e de quebra terá um cabelo bem hidratado e saudável.

Azeite, ovo e mel

Misture uma gema de ovo com 3 colheres de sopa de azeite de oliva e depois adicione 1 colher de sopa de mel. Aplique esta máscara por todo o cabelo, do comprimento às pontas. Deixe a máscara por cerca de 1 hora e depois lave os cabelos como de costume. Ao fazer isso uma vez a cada duas semanas, você perceberá que o seu cabelo ficará mais nutrido, hidratado e sem pontas duplas.

Reparadores de pontas duplas

Pra quem não curte ou não tem tempo de fazer essas máscaras caseiras, então saiba que existe muitos bons produtos cuja finalidade é acabar com as pontas duplas. Os produtos abaixo, são lançamentos que usam tecnologia de última geração no que diz respeito à reparação de cutículas danificadas e pontas duplas.

1. Tratamento Reconstrutor de Pontas Duplas (Dove)
Este reparador contém um complexo de polímeros com cargas elétricas que unem os fios divididos, selando-os e deixando-os com a aparência saudável.

2. Fibre Architecte (Kérastase)
Este reparador possui componentes que alinham as cutículas do cabelo e penetram na fibra capilar, preenchendo e revitalizando as áreas danificadas.

3. Keratin Smoothings Serum (Keune)
Esse é ideal para quem faz com frequência alisamento, descoloração ou outros procedimentos químicos nos cabelos. Ele contém queratina líquida, minerais e óleo de argan. Os ingredientes com alto poder de hidratação alinham as cutículas, disfarçando as pontas duplas, fortalecem e dão brilho.

4. Split Remedy Serum Reconstrutor de Pontas Duplas (Tresemmé)
Este reparador de pontas de última geração também selam as cutículas do abelo através da tecnologia dos polímeros eletricamente carregados. Com isso, as madeixas ficam sem frizz, além de ganhar mais brilho e maciez.

5. Nourishing Coconut Milk Split Ends Mender (Organix)
Este reparador de pontas vem com a promessa de dar brilho, maciez além de selar as cutículas, reduzindo as pontas duplas e o frizz. Tudo isso, graças à sua composição à base de óleo de coco, silicone, glicerina, aminoácidos da seda e da clara do ovo.

6. Expert Collection Advanced Keratin Repair (Pantene)
Este Selador de Pontas Duplas é ótimo para os cabelos danificados por processos químicos, ajudando a hidratar e selar as cutículas, além de prevenir as pontas duplas. Contém uma série de vitaminas, cafeína e aminoácidos.

7. Natura Plant Hidratação Reparadora Selador de Pontas
Além de selar as cutículas do cabelo, este sérum feito à base de quinua, tem um sistema de blindagem inteligente, que nutre as madeixas de forma intensiva.

Espero que você tenha gostado das dicas. Lembre-se que há outros cuidados essenciais que ajudam a manter o cabelo saudável, bonito e com brilho como uma alimentação equilibrada rica em proteínas do bem. Outra dica é proteger os cabelos contra o excesso de exposição solar, cloro da piscina ou água do mar.

Não esqueça que mesmo com todas essas dicas, não há como fugir da tesoura por um longo período de tempo, sem que isso não afete as pontas dos cabelos. Portanto, é importante cortar as madeixas regularmente (mesmo que seja só as pontinhas) para manter as extremidades sempre saudáveis e livres de pontas duplas.