CAPA-Como tratar afta

Amanheceu e você sente um incômodo na sua boca, vai ao espelho para conferir o que é, e percebi que está com uma afta. E agora, o que fazer? Muitos vão imediatamente colocar sal (cloreto de sódio) sobre a ferida.

Mas devemos prestar mais atenção, pois a afta é um sinal que o corpo te dá indicando que algo está errado no seu organismo podendo ser um simples momento de estresse emocional ou mudança hormonal até um indicativo da presença do vírus do HIV ou um câncer.

O que é afta?

Afta é uma ferida ou ulcera rasa localizada na boca, normalmente de cor branca ou amarelada, e ao seu redor existe uma área bem avermelhada e que surge geralmente na língua ou nas paredes internas da boca, conhecidas como bochechas.

Elas costumam surgir nas pessoas que tem baixa imunidade, normalmente decorrente de alguma doença ou por uso prolongado de algum medicamentos.


Infelizmente não existe afta indolor. Segundo os cirurgiões dentistas, as aftas doem bastante nos primeiros dias, pois as fibras nervosas da região bucal ficam expostas em decorrência da ulceração da membrana que cobre um tecido bucal e que causa o aumento de vascularização na região.

O que causa afta?

Vários fatores podem desencadear o surgimento de aftas em um indivíduo, fatores que vão dos mais simples como alta taxa de estresse emocional, entrada do período menstrual, mudanças hormonais no organismo do indivíduo, deficiência de nutrientes essenciais na boa saúde como o ferro, a vitamina B12 e o ácido fólico ou alergias a alimentos.

Mas também pode surgir como sintoma de fatores mais graves como está contaminado pelo vírus HIV/Aids ( doença que ataca o diretamente o sistema imunológico do indivíduo, sendo as aftas os primeiros sinais de ação do HIV no organismo), ter câncer (causada principalmente pelos agentes contidos no tratamento realizado com radioterapia e quimioterapia) ou ter diabetes não tratada ou mal controlada.

MIOLO-Como tratar afta

Como curar a afta?

De maneira geral não é necessário fazer nenhum tratamento, pois na maioria dos vezes, a afta desaparece sozinha.

Mas caso queira acelerar o processo de cicatrização da afta, pode-se usar, de três a quatro vezes por dia, uma pequena quantidade de leite de magnésia diretamente na afta para fazer com que ela se acalme e cicatrize mais rápido.

Caso a afta persista, deve-se consultar o médico e pedir um medicamento antifúngico.