CAPA-Chás para combater o estresse e a ansiedadeChás para combater o estresse e a ansiedade?

O estresse e a ansiedade são sinônimos e basicamente, são formadas por conjuntos de sentimentos como aflição e angústia, que tem relação com algum contexto de perigo enfrentado pelo indivíduo e servem para estimular ele a entrar em ação contra essa situação adversa em que se encontra.

Mas, a ansiedade e o estresse devem ser entendidos como fenômenos que ora nos traz benefícios ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou da intensidade em que eles aparecem, e quando em excesso, tem efeito contrário, impedindo reações e tornar-se algo patológico e prejudicial ao funcionamento mental e corporal da pessoa e por isso a importância dos chás para combater o estresse e a ansiedade.

Para combater esse os sintomas do estresse e da ansiedade, deve-se ingerir alimentos que impulsionem a ação de neurotransmissores como, Noradrenalina, Dopamina e Serotonina.


Esses neurotransmissores são produzidas pelas células nervosas (neurônios) e são substâncias químicas que tem a função de agir nas sinapses, enviando informações como satisfação e estresse entre o neurônio com outra célula.

Quando estamos ansiosos e estressados, temos que incentivar a ação de neurotransmissores ligados a sensação de prazer, felicidade e relaxamento como a Noradrenalina, a Dopamina e a Serotonina.

Hoje, separamos algumas dicas de chás que tem composições químicas que atuam nessa maior liberação de sentimentos de serenidade e felicidade e inibem a ação do estresse e da ansiedade.

MIOLO-Chás para combater o estresse e a ansiedade

Veja abaixo os melhores chás para combater o estresse e a ansiedade

1 – Chá verde

Este é um dos melhores chás para combater o estresse e a ansiedade, devido a sua grande quantidade de cafeína. Essa cafeína age no cérebro bloqueando a adenosina, um neurotransmissor inibitório e ligado ao estresse e ansiedade, e aumentando a concentração de neurotransmissores, como a dopamina e norepinefrina, que estão relacionados a sensação de prazer e relaxamento. Outro benefício é que suas altas quantidade os flavonoides,  modulam a noradrenalina.

2 – Chá de melissa

Outro chá bastante conhecido desde nossas avós, e que está entre os chás para combater o estresse e a ansiedade, é o chá de melissa. Esse chá tem em sua composição ácidos e óleos essenciais ao organismo como o ácido rosmarinico, além da capacidade natural dela de ser calmante e ter efeito sonífero leve.

As propriedades terapêuticas dessa erva estimulam a produção da serotonina e isso faz com que o o estresse e a ansiedade diminuam e também auxilia em conseguir ter noites de sono melhores, além de reduzir os níveis de stress no momento de pico de stress.

3 – Chá de laranja com hortelã marroquina

Em última posição entre os chás para combater o estresse e a ansiedade, mas com efeitos tão bons quanto os primeiros está o, chá de laranja com hortelã marroquina. Ele ajuda a liberar triptofano, que é um percursor da serotonina.

OBS: Você pode substituir dois pedaços de laranja por dois pedaços de tangerina (os dois são frutas cítricas) e adicionar mais duas colheres de café de hortelã, que terá o mesmo efeito!