fissura1

Hoje o assunto do nosso artigo é polêmico, vamos falar sobre a fissura anal. Por mais incrível que pareça, esse não é um fato raro de acontecer, mas por conta da nossa cultura brasileira, muitas pessoas que já tiveram ou tem preferem esconder do que falar para as pessoas com que convivem.

Essa é uma doença democrática, pois acomete pessoas de todos os níveis sociais, todas as idades e cor de pele. Se você está sofrendo com essa doença e não sabe porque ela aconteceu, nem sabe como diminuir as dores que ela causa, você está no lugar certo! Fique atento as nossas dicas e saiba como lidar com a fissura anal.

O que causa a fissura anal?

A fissura anal é caracterizada por apresentar pequenos ferimentos, normalmente apenas um ferimento, na pele que reveste o canal do ânus ou na margem do ânus.

Essas fissuras anais são bem comuns em mulheres que estão na fase de amamentação do seu bebê, mas a doença pode acometer pessoas de qualquer idade.


A fissura anal é causada principalmente pelo mau funcionamento do intestino, o que irá causar fatores que propiciam a formação dessa ferida, como defecar fezes grandes e bastante secas, ter prisão de ventre e por isso fazer grande esforço durante as evacuações, sofrer com diarreia crônica, sofrer com inflamações decorrentes da doença de Crohn ou outra doença inflamatória do intestino, e até mesmo pelo hábito de praticar sexo anal.

Tipos de fissura anal

Aguda

É o estágio inicial e mais leve da fissura anal, O corte tende a ser superficial e normalmente se cura sozinha.

Crônica

É o estágio mais grave da fissura anal, onde já tem o aparecimento de fibrose na ferida e a ferida torna-se uma úlcera endurecida nas bordas e facilmente reconhecida pelos médicos.

fissura2

Como amenizar a dor ao evacuar?

Como qualquer doença é imprescindível que você vá até um médico, pois ele é a pessoa mais indicada para ajudar.

No caso da fissura anal, você deve ir até um gastroenterologista, médico especialista em doenças do aparelho digestivo, ou a um médico coloproctologista, especialista em cólon e reto.

Mas, uma dica para amenizar a dor ao evacuar é, antes de ir a banheiro, sempre fazer um “banho de assento” (sentar em uma bacia cheia d’água) com aguá bem gelada. Isso irá fazer com que o fluxo de sangue na região anal diminua e cause menos dor.

Qual medicamento usar para controlar a dor causada pela fissura anal?

Existe um medicamento chamado E.M.L.A, ao passá-lo no ponto com a fissura, a região irá ficar “adormecida”, pois ele funciona como um anestésico.