A grande maioria das pessoas que busca fazer uma dieta se preocupa em apenas reduzir a quantidade de calorias e carboidratos para desta forma perder peso, o que realmente funciona, porém há detalhes a serem observados em todo este processo para se certificar de dois fatores importantes:

  1. Estará perdendo gordura e não músculos (sim isto pode acontecer com facilidade).
  2. Que não voltará a ganhar peso após terminar a dieta.

Estes dois fatores estão de certa forma associados com uma correta suplementação alimentar durante sua dieta que estará retirando não apenas calorias e carboidratos, mas também proteínas e fibras alimentares, que são os nutrientes responsáveis por uma série de tarefas no organismo, entre elas ajudam construir e manter massa muscular e também a equilibrar seu metabolismo.

A seguir verá quais são os princípios básicos de funcionamento de uma dieta e ficará claro como estes nutrientes acabam sendo afetados durante sua dieta, isso sem contar que poderá notar também o quanto sua dieta se beneficiará ao fazer esta suplementação alimentar.

Como as Dietas Funcionam?

Toda dieta tem como princípio fundamental reduzir a quantidade de nutrientes que geram energia para o organismo (calorias e carboidratos), desta forma para que seu organismo continue trabalhando será obrigado a utilizar suas reservas de energia (gordura).


O problema é que nem sempre o organismo utiliza apenas gordura para gerar energia, em muitos casos (para não dizer todos) proteínas são retiradas de seus músculos para gerar energia, isto fará com que seu corpo esteja “desconstruindo” a musculatura, o que resulta não apenas em perder peso, mas também perderá força e se sentirá fraca (de fato estará mais fraca).

Ao manter bons níveis de proteínas seu corpo até poderá utilizar um pouco desta proteína como energia, porém sua musculatura estará preservada e com reservas adequadas para a reconstrução após seus exercícios, o que faz com que queime apenas gordura mesmo.

Por que é Preciso mais Proteínas e Fibras?

Sobre as proteínas já foi explicado um pouco acima, porém ainda há mais detalhes importantes de saber, que é o fator “aumento de força” que as proteínas proporcionam, isto pode ajudar muito em sua dieta pois ao fazer exercícios mais intensos certamente irá queimar calorias mais rápido.

Para quem faz dieta e não pratica atividades físicas não há necessidade de fazer suplementação alimentar com proteínas, apenas uma alimentação rica em proteínas será suficiente.

As fibras exercem um importante papel para regular seu metabolismo, que é necessário para que após sua dieta consiga manter uma alimentação adequada, a reeducação alimentar é um dos fatores mais importantes para que não volte a ganhar peso após a dieta.

As fibras também tem uma característica excelente para quem está de dieta que é reduzir a quantidade de carboidratos que será absorvida pelo organismo, isso sem contar que ao ter mais fibras em sua dieta manterá a sensação de saciedade por maiores períodos, o que certamente ajudará a manter a dieta.

Use Suplementos a Base de Proteínas e Fibras para uma Dieta Saudável!

Os suplementos alimentares são fundamentais para quando se deseja aumentar a quantidade de determinados nutrientes sem que com isso aumente a quantidade de outros, um ótimo exemplo disso está no Whey Protein que possui grandes quantidades de proteínas de alto valor biológico por dose em uma quantidade mínima de carboidratos e calorias, assim se tornando indicado até mesmo para quem está de dieta.

As fibras podem ser encontradas em diversos alimentos como aveia por exemplo, mas o ideal é que utilize suplementos alimentares elaborados a base de fibras como o Fiber Mais ou CarbBlock, isso sem contar que existem até mesmo iogurtes feitos com grandes quantidades de fibras.


Seguindo estas dicas certamente terá muita facilidade para manter sua dieta e ainda tendo a certeza de que sua saúde estará em perfeitas condições após terminar a dieta, que é o mais importante!