CAPA-Quais os benefícios do sono

Todos sabem que ter uma boa noite de sono é ótimo para criar fôlego novo e enfrentar o próximo dia com “todo gás”. Mas você sabia que ter uma boa noite de sono, traz mais benefícios do que somente renovação do fôlego?

Dormir bem durante seis a oito horas por dia ajuda a prevenir doenças como obesidade, depressão, entre outras e ainda ajuda a melhorar a sua memória, ou seja, sono é o melhor remédio. Confira nesse artigo tudo sobre os benefícios do sono.

O corpo humano nunca para de trabalhar. Durante 24 horas por dia, todos os seus órgãos estão em atividade.

Enquanto você dorme, seu coração bombeia sangue, seus rins filtram o sangue e o seu cérebro continua a comandar tudo, mas quando a qualidade do sono é ruim, desorganiza todo o metabolismo e prejudica a síntese de alguns hormônios produzidos principalmente durante o sono, como a dopamina.


Essa falta de regulação favorece o aparecimento de diversas doenças como obesidade e até a depressão.

Listamos alguns benefícios do sono para o seu corpo. Confira!

BENEFÍCIO 1 – Uma boa noite de sono previne a obesidade

De acordo com o estudo na área de saúde, quando uma pessoa dorme menos do que o indicado isso reduz a perda de gordura em até 55%.

Isso acontece por que durante o sono o nosso organismo produz um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade e que permite que você fique satisfeito comendo menos, a leptina.

Além disso, quem dorme mal produz em maior quantidade, a grelina, um outro hormônio que está relacionada a maior sensação de fome e a um menor gasto calórico.

MIOLO-Quais os benefícios do sono

BENEFÍCIO 2 – Uma boa noite de sono combate à hipertensão

Durante um sono profundo e sem interrupções, as pessoas tem bons níveis de pressão arterial, pois durante uma noite mal dormida, o seu organismo fica em estado de alerta e consequentemente aumenta a pressão sanguínea durante a noite.

Como isso ocorre constantemente, essa alteração na pressão sanguínea se torna algo permanente e causa a hipertensão arterial. Esse estudo foi comandado pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

BENEFÍCIO 3# – Uma boa noite de sono fortalece a sua memória

Segundo pesquisas alemãs, as pessoas que dormem de forma interrupta e entre o intervalo de seis a oito horas por dia, tem maior absorção de informações do seu dia a dia.


Isso acontece pelo fato de que durante o período do sono ocorrem a síntese das proteínas que fazem as conexões neurais, ou seja, quem dorme melhor tem as suas habilidades de memória e aprendizado melhoradas.

Por isso que na área de educação, acredita-se que todo estudo só é realmente absorvido, após uma boa noite de sono.