CAPA-O que é Cross Training e como ela funciona

O Cross Training é um treinamento onde se combina dois ou mais esportes, ou formas de exercício, visando melhorar todo o corpo do praticante. É um tipo de programa de treinamento que tem o objetivo de proporcionar o ganho de condicionamento físico e definição muscular por todo o corpo do praticante.

Para isso, os alunos devem realizar exercícios funcionais, de alta intensidade, composto por materiais dos mais diferentes tipos como caixas, argolas, bolas, cordas, anilhas e barras e que são constantemente variados tanto sequência quanto duração.

Os treinos de Cross Training podem ser destinados diretamente a praticantes de esportes, que queira fortalecer musculaturas não trabalhadas no seu esporte ou que desejam conhecer novos esportes (muito usado por quem participa de triatlo) e também ter treinamentos específicos para a população em geral, visando proporcionar o ganho de condicionamento físico e definição muscular por todo o corpo do praticando.

As bases do  programa dizem que quanto maior a intensidade dos treinos maior serão os seus resultados e por isso todos os treinos do Cross Training são realizados em alta intensidade. Mas, apesar de ser bastante intenso, o treino tem a característica de sempre está variando os exercícios ou esportes e assim nunca ser igual e sempre ser bem divertido.


Outro diferencial dos treinos de Cross Training é a mescla de treinos. As séries podem ter três tipos de atividade em suas séries como, a ginástica, o levantamento olímpico e os exercícios metabólicos (os mais comuns para as pessoas da população em geral) ou outras escolhas que incluem o trabalho de ginástica, treinos estabilizadores do tronco, ciclismo e natação (mais indicado para atletas com foco em ser corredor) e  o kick-boxing, o remo, as atividades aeróbicas, o esqui e a patinagem.

A partir dessa mescla é possível desenvolver todas as capacidades físicas de um atleta, como coordenação motora, agilidade, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade ,resistência cardio-respiratória, equilíbrio e precisão e muitos outros benefícios.

MIOLO-O que é Cross Training e como ela funciona

Por que o Cross Training queima gordura?

As aulas de Cross Training são eficientes na perca de peso, pois usa princípios de treinamentos que trabalham com a resistência e treinamento físico de forma intervalada, objetivando a queima de calorias e a tonificação de todo o corpo.

Como começar com o Cross Training?

Para os iniciantes, da população em geral, é indicado as séries compostas pela ginástica, o levantamento olímpico e os exercícios metabólicos e para os atletas, as séries compostas pelo  trabalho de ginástica, treinos estabilizadores do tronco, ciclismo e natação. Mas nada impede as pessoas de experimentarem outras combinações. Esse é o diferencial do Cross Training.

Veja um treino de como queimar gordura com o Cross Training abaixo: