muay-thai-musculacao
Existe uma grande quantidade de pessoas que faz musculação para o ganho de massa muscular (hipertrofia) e fica com receio de fazer outras atividades (essencialmente aeróbicas) com medo de que estas atividades façam com que percam os músculos que ganharam com a musculação. Neste artigo vou desvelar alguns destes MITOS que correm as academias dizendo que vai perder músculos se fizer aeróbicos demais.

Vou tomar como exemplo a prática do Muay Thai (uma arte marcial atualmente muito utilizada pelas mulheres para emagrecer), cada aula de Muay Thai chega a queimar cerca de 1000 calorias pois é essencialmente aeróbico. Justamente por isso muitos praticantes de musculação dizem que não podem fazer Muay Thai porque iriam perder músculos, o que é um grande MITO e verá porque.

Este mito tem por base um conceito (antigo) de associar o ganho de massa muscular apenas com a quantidade de calorias que está ingerindo, portanto pensar em praticar algo que irá queimar 1000 calorias por treino é realmente algo assustador. Mas os estudos sobre nutrição avançaram muito nos últimos anos e isto torna perfeitamente possível ganhar músculos mesmo praticando atividades aeróbicas (inclusive não irá ter problemas para definir sua musculatura).

O Segredo está na Nutrição!

Uma primeira dica importante para qualquer pessoa que pretende fazer alguma atividade aeróbica de alta intensidade é para que tenha uma boa dose de proteínas em sua alimentação, isto tanto através de comida como também com suplementos alimentares como Whey Protein. Uma atividade que queima cerca de 1000 calorias por treino certamente irá acabar com suas reservas naturais de glicogênio muito rápido, com isso seu corpo irá recorrer a gordura localizada e também aos músculos para conseguir energia.


Tendo uma boa quantidade de proteínas livres para os músculos após o treino ele irá ser reconstruído rapidamente, desta forma terá perdido apenas gordura localizada, ou seja não teve problema algum com sua musculatura. Suplementação com BCAA’s também ajuda consideravelmente a evitar perda de massa muscular durante atividades aeróbicas.

Para alguns casos ainda mais extremos, por exemplo quem já possui naturalmente um metabolismo acelerado, é possível repor as calorias que serão consumidas durante o treino com shakes de Hipercalóricos que tenham a quantidade de calorias que serão consumidas. Nestes casos é sempre recomendável que busque por hipercalóricos de boa qualidade (com baixos índices de gordura e preferencialmente com boas doses de proteínas), assim evitará problemas futuros com colesterol.

Benefícios Extras para Sua Musculatura!

Um benefício inicial que terá ao ganhar músculos mesmo enquanto faz atividades aeróbicas é o fato de que já estará queimando gordura localizada, isto faz com que não precise passar por períodos de definição (geralmente repletos de exercícios aeróbicos e termogênicos). Sua musculatura já irá crescer com uma definição que dificilmente conseguiria sem a prática conjunta de atividades aeróbicas.

Atividades como o Muay Thai envolvem além dos exercícios de luta algumas práticas de alongamento, nisto mais uma vez seus músculos estarão se beneficiando pois o trabalho de hipertrofia geralmente acaba atrapalhando um pouco o alongamento (por erro dos alunos que não alongam como deveriam). Músculos com maior flexibilidade tender a se lesionar muito menos, assim evitando inclusive que tenha que se afastar dos treinos por lesões.

O trabalho apenas com pesos em aparelhos de musculação acaba trabalhando seus músculos de forma desigual, ou seja os músculos fortes tendem a ficar ainda mais fortes e os fracos acabam ficando mais fracos. Exercícios aeróbicos são feitos sem ajuda de aparelhos, portanto terá que trabalhar com todos os grupos musculares (inclusive os mais fracos), cada movimento é feito no espaço livre, assim obrigando seu corpo a utilizar músculos estabilizadores para te dar equilíbrio.

Quem Deseja Emagrecer Também Deve Consumir Mais Proteínas na Dieta?

Esta é uma dúvida frequente, afinal se para quem faz musculação e atividades aeróbicas é indicado um maior consumo de proteínas isto pode fazer parecer que isto poderia de alguma forma atrapalhar seu emagrecimento. Lembre-se de que seu objetivo no emagrecimento é perder gordura localizada e não perder músculos, portanto deve sim ter uma boa quantidade de proteínas em sua dieta.

Até mesmo tomar Whey Protein pode ser uma boa ideia, pois este tipo de suplemento alimentar aumenta apenas a quantidade de proteínas em sua dieta e não a quantidade de carboidratos, sendo assim terá mais proteínas sem correr o risco de engordar. Mais um benefício de tomar Whey Protein é que tendo boas doses de proteínas certamente terá uma maior disposição para seus treinos, desta forma queimará mais calorias e irá emagrecer ainda mais rápido!

Como pode ver praticar atividades aeróbicas não irá atrapalhar seu desenvolvimento muscular, basta que tenha uma nutrição adequada a quantidade de exercícios que irá fazer, afinal se isto não fosse possível como veríamos inúmeros lutadores de MMA com treinos intensos de lutas (essencialmente aeróbicas) com músculos extremamente bem trabalhados?