Queda de cabelo é um problema que não incomoda somente homens. Muitas mulheres reclamam de que seus cabelos estão caindo mais que o normal, por isso devemos estar atentas a quantidade de fios que caem por dia, que não deve ultrapassar os 100 fios.

Por que os fios caem

As causas para a queda de cabelo em mulheres pode estar ligada a diversos fatores como desequilíbrio hormonal, deficiência de nutrientes, exposição dos fios à substâncias químicas, genética, estresse ou até mesmo infecções e patologias como hipotireoidismo.

Alguns medicamentos, pílulas anticoncepcionais e até excesso de vitamina A também podem causar uma queda de cabelo mais acentuada. Antes de tudo, é preciso ir até a raiz do problema e descobrir quais as razões que estão levando à uma queda de cabelo excessiva.

Alimente bem seu cabelo

A alimentação é um fator importante para a saúde dos fios. Uma alimentação balanceada, com todos os nutrientes necessários como vitaminas e minerais ajudará a recompor a saúde e a estrutura do seu cabelo. Além disso é importante uma alimentação pobre em gordura, pois esta em excesso, pode elevar os níveis de testosterona, um hormônio que pode propiciar a queda de cabelo.

Veja alguns nutrientes que ajudam a reduzir e prevenir a queda de cabelo

ÁGUA – Manter seu corpo hidratado constantemente, deixa o cabelo mais saudável e brilhante. Isso acontece porque a água também compõe o fio de cabelo, deixando-o com umidade e sem ressecamentos. Portanto beba no mínimo 8 copos de água por dia.

ZINCO – Carência de minerais como o zinco, provoca queda de cabelo. Portanto não se esqueça de colocar em sua dieta, alimentos ricos com esse mineral como nozes, sementes de gergelim, chocolate escuro, amendoim, feijão, frutos do mar.

COBRE- Uma alimentação equilibrada e sem carência do mineral cobre irá garantir à você, a prevenção da queda de cabelo. Alimentos que contem cobre: Chocolate escuro, frutos do mar, fígado, leguminosas, farinha de soja, carne vermelha.

FERRO – A hemoglobina desempenha um grande papel para o nosso organismo, inclusive para o nosso couro cabeludo, pois é importante na circulação sanguínea, que por sua vez, ajuda a estimular o crescimento dos cabelos. Alimentos ricos em ferro: ovos, vegetais verdes, uvas passas e cereais integrais.

VITAMINA C – Essa vitamina, além de ser um ótimo antioxidante, é essencial para ajudar nosso organismo a absorver o ferro. Alimentos com vitamina C: frutas, como laranjas, morangos e limão.

ÔMEGA 3 – Os ácidos graxos ômega 3 são essenciais em uma dieta e também importantes na saúde das madeixas. Portanto, não e esqueça de incluí-los em sua alimentação. Esse nutriente está presente especialmente nos peixes gordos como salmão, atum, cavalinha, nas sementes oleaginosas como nozes, amendoim, azeite.

VITAMINAS DO COMPLEXO B – Vitaminas como B12 e B6 são essenciais para tornar as madeixas mais saudáveis e brilhantes, e são encontrados em frutas e legumes, como abacaxi, morango, kiwi, batata, óleo vegetal, soja, feijão, lentilha, grão de bico, ovos, fígado, arroz, peixe, peru e carne vermelha.

PROTEÍNAS – As proteínas também não podem faltar na sua dieta, pois ajudam na prevenção de diversos problemas ligados aos cabelos. Fontes de proteínas: Ovos, carnes, feijão e também as proteínas vegetais como a soja e derivados, como o leite de soja, tofu, edamame.

BIOTINA – Também chamada de Vitamina H, a carência dessa vitamina pode causar a queda de cabelo pois ela desempenha um papel importante para o ciclo capilar e para o crescimento celular. Inclua em sua dieta mais alimentos com esse nutriente como levedo de cerveja, grãos integrais, fígado, feijões, gema de ovo, peixes.

CÁLCIO – Esse mineral não é bom somente para os ossos. Ele é responsável em auxiliar o organismo em diversas funções como no metabolismo de minerais como ferro e também das proteínas. Principais fontes de cálcio: Bebidas lácteas, vegetais de folhas verde escuras, algas, quiabo e melado de cana.

ÁCIDO FÓLICO – Esse nutriente não é importante no período gestacional não. A carência desse nutriente também pode levar a uma queda de cabelo significativa. Portanto certifique-se se está consumindo a quantidade ideal de ácido fólico que está presente especialmente em alimentos como vegetais de folhas verde escuras como espinafre, brócolis e agrião, leguminosas, abóbora, banana, pepino, sementes oleaginosas como nozes e amendoim.

Outras dicas para evitar a perda de cabelo e manter o cabelo saudável

* Ás vezes uma mudança na marca do seu shampoo, pode ajudar a reduzir a queda do cabelo. Mude para um mais leve, que tenha menos química, não tenha sal e que seja mais específico para o seu tipo de cabelo. Lembre-se que nem sempre o produto mais caro é o ideal para as suas madeixas. Hoje em dia existem muitos produtos bons e naturais ao alcance do seu bolso.

* Se você está com problema de quedas de cabelo e não pode ficar sem pintar o cabelo, procure marcas que sejam mais naturais e aumente o intervalo entre uma tintura e outra.

* Cuidado também na hora de prender as madeixas. Evite rabos de cavalos muito apertados e utilize amarradores macios para que não quebre os fios e nem propicie a queda.

Não deixe de dar uma olhada em outros artigos na parte sobre Cabelos, existem vários bons artigos com ótimas dicas para aprender a cuidar bem de suas madeixas.