Muitas pessoas se queixam que suas madeixas retém muita oleosidade, o que acaba deixando os cabelos com aspecto pesado, sujo, opaco e sem volume. E não pense que é somente pessoas com cabelos lisos, finos e ralos que sofrem esse problema. Pode atingir também pessoas com fios grossos, volumosos e encaracolados, embora a ocorrência seja menos frequente.

Geralmente, pessoas que tem a pele oleosa tem mais tendência em apresentar o cabelo mais oleoso também. E a primeira coisa a se fazer é cuidar do cabelo, para tirar essa aparência pesada e dar-lhe novamente, uma aparência limpa, solta e brilhante. Veja algumas dicas para você conseguir chegar nesse objetivo.

* Em primeiro lugar, existe a lenda que ao lavarmos os cabelos oleosos todos os dias, eles ficarão ainda mais oleosos. Isso é mito! Pessoas com cabelos com oleosidade excessiva, podem e devem lavar os cabelos sempre que sentir necessidade, pois o aspecto gorduroso só melhora de fato com a lavagem regular e dependendo dos casos, pode até ajudar a diminuir a incidência.

* Procure usar produtos como xampu e condicionadores voltados especialmente para cabelos oleosos, ou mistos, caso as madeixas tenham pontas mais secas. Esse tipos de produtos tem ingredientes que ajudam a minimizar o problema.


* Não passe condicionador diretamente na raiz, pois isso pode causar aumento da oleosidade. O ideal é passar somente nas pontas do cabelo, que geralmente são as partes que ressecam mais e podem causar as pontas duplas.

* Sempre que possível, use água fria ou morna para lavar a cabeça e os cabelos, pois água quente também estimula a produção de óleo capilar. Além disso, a água fria ajuda a dar um brilho saudável às madeixas.

* Certifique-se de enxaguar bem o cabelo, pois resíduos deixados pelo xampu, condicionador e outros produtos químicos contribuem para o problema.

* Use xampu adstringente uma a duas vezes por semana, se for necessário, pois ajudará a livrar o couro cabeludo de resíduos, além de retirar o excesso de oleosidade excessiva. Também ajuda a reduzir a prevenir caspa. Mas lembre-se que esse tipo de xampu não deve ser usado diariamente, pois pode acabar deixando seu cabelo seco e sem vida.

* Na hora de escovar as madeixas, evite massagear demais o couro cabeludo, pois a escovação pode estimulá-lo a produzir ainda mais óleo.

* Se você é daquelas pessoas que vivem com a mão no cabelo, talvez o jeito será prende-lo, pois os resíduos presentes nas mãos aumentam ainda mais a oleosidade e o aspecto sujo dos cabelos.

* Evite usar produtos em excesso como géis, mousses e sprays, pois os resíduos deixados por esses produtos geralmente deixam o cabelo com aspecto ainda mais sujo e pesado. Porém, se houver necessidade de usar, evite-os que entre em contato com a raiz, para evitar que se acumulem no couro cabeludo.

* Se você tem cabelos oleosos, procure evitar o uso de bonés e chapéus, pois esses acessórios tendem a abafar o couro cabeludo, criando um ambiente úmido que geralmente leva ao aumento de oleosidade.


* Evite o estresse, pois ele estimula a produção do hormônio andrógeno, que é um agente regulador da produção de óleo.

* Cabelos encaracolados dificulta a propagação do óleo nos fios e com isso melhora o aspecto geral do cabelo. Então se você é fã de fios cacheados, mais um motivo para faze-los com mais frequência.

Dicas caseiras para tratar fios oleosos

Tratar fios oleosos pode ser mais simples do que parece, sem a necessidade de produtos caros. Na verdade, você pode tratá-los com substâncias naturais que provavelmente você tem em casa. Veja algumas dicas:

* Enxaguar o cabelo com vinagre de maçã: Misture meio litro de água fria com 1 colher de sopa de vinagre de maçã. Como fazer: Lave os cabelos normalmente e depois enxágüe-os com essa solução. Não necessita enxaguar novamente, somente se achar necessário. Além de ajudar a melhorar o aspecto, essa receita ajuda o cabelo a ganhar mais brilho.

* Máscara capilar de maçã, limão e água: Bata no liquidificador 1 maçã + ½ limão + ½ copo de água mineral e depois aplique nos cabelos antes de lavar, deixando agir por cerca de 15 minutos. Depois lave normalmente.

* O ácido tânico, substância presente na maioria dos chás como chá verde, chá branco, chá mate, entre outros, possui ação adstringente. Portanto, uma boa dica é utilizar chá diluído em meio litro de água e usar como enxágue.

* Outro truque eficaz é fazer o último enxágue com chá de alecrim. Ferva meio litro de água e despeje um punhado de alecrim. Espere esfriar e utilize-o na última água de enxágue, após a lavagem.

* Suco de limão: Misture o suco de 1 limão com 1 xícara de água e aplique no seu cabelo. Depois lave com água morna. O suco do limão pode ajudar a retirar o excesso de resíduos do cabelo, deixando-o com a aparência mais leve.