CAPA-Hábitos que evitam que você contraia gripe e  resfriado nesse inverno

Já é de se esperar! Sempre que a estação inverno chega e junto com ela as baixas temperaturas, muitas pessoas acabam tendo resfriados e gripes.

Isso acontece principalmente, porque no inverno as pessoas tendem a ficar mais próximas umas das outras e assim deixam o contágio pelo vírus da gripe ou dos demais resfriados mais fácil de acontecer.

Além disso, as baixas temperaturas acabam por afetar o sistema imunológico de algumas pessoas a assim elas se tornam mais propícias a serem infectadas pelo vírus que causa o resfriado e a gripe. Hoje vamos saber alguns hábitos que evitam que você contraia gripes e resfriados nesse inverno.

O que são vírus?

Os vírus são organismo infeccioso de escala microscópica, que precisam viver dentro de uma célula hospedeira para que possa se multiplicar e para isso, se espalha para outras matando a célula hospedeira anterior.


Os vírus provocam tanto os resfriados quanto as gripes, onde de acordo estudos sobre infecções virais, o vírus causador dos resfriados atacam as células do trato respiratório superior, já os vírus que causam a gripe atingem as células superiores e inferiores e por isso tem sintomas mais severos do que os resfriados.

Agora vamos a alguns hábitos que você deve evitar para não ser contaminado pelo vírus da gripe ou do resfriado. Confira!

MIOLO-Hábitos que evitam que você contraia gripe e  resfriado nesse inverno

DICA 1 – Não evite o sol

Os vírus que causam a gripe e o resfriado são bastante sensíveis ao calor. Estes vírus se multiplicam de forma mais rápida quando o hospedeiro está em ambientes com temperaturas mais baixas, se multiplicando primeiramente nas vias nasais do hospedeiro e em seguida se espalham.

Por isso, mesmo já estando com o vírus, evite ficar em locais fechados e frios, sempre procure tomar um pouco de sol, evitando assim que o vírus se espalhe rapidamente e ainda adiciona “vitamina D” ao seu organismo.

DICA 2 – Não use antibióticos para tratar a gripe

A principal função dos antibióticos é a de combater infecções causadas por bactérias, mas as gripes e os resfriados não são causados por bactéria e sim por vírus.

Então tomar antibióticos não ajudam a prevenir nem a curar uma gripe ou um resfriado. O antibiótico pode ser usado apenas, se junto com a contaminação por vírus o paciente esteja também com uma infecção bacteriana secundária.

DICA 3 – Esteja sempre livre de sujeiras

A imensa maioria das contaminações por vírus da gripe e do resfriado acontecem pelo toque da mão infectada no nariz, olhos ou boca.

Por isso, mesmo que já seja do conhecimento de todos, sempre esteja com a higiene em dia e busque sempre lavar as suas mãos constantemente para evitar esse tipo de contaminação por vírus e até outras doenças causadas por bactérias.