Muitas mulheres reclamam por suas madeixas demorarem mais que o normal para crescerem. As razões para isso acontecer são muitas, mas nossos hábitos, estilo de vida e alimentação podem influenciar e interferir no crescimento dos cabelos.
Mas com algumas receitas e dicas no dia dia, podemos reverter esse quadro. Veja nossas dicas de como estimular o crescimento deles.

• Massagem no couro cabeludo

Massagear regularmente o couro cabeludo estimula a circulação sanguínea e favorece o crescimento natural dos cabelos. Você pode usar óleo levemente aquecido para massagear o couro cabeludo com movimentos suaves e circulares por alguns minutos.

Dicas de óleos para a massagem: Óleo de semente de uva, óleo de alecrim, azeite, óleo de coco, etc. Antes da aplicação, basta aquecê-lo no microondas por cerca de 30 segundos e aplique em seu couro cabeludo um pouco antes de dormir 2 ou 3 vezes por semana. Lave a cabeça pela manhã para retirar qualquer resíduo.

Outra dica é misturar três gotas de óleo de lavanda, cinco gotas de óleo de alecrim e duas gotas de óleo essencial de sálvia em um litro de água e massagear a cabeça com essa combinação. Depois é só enxaguar e finalizar com o seu condicionador.


Remoção dos resíduos do couro cabeludo

Lavar de vez em quando com um bom shampoo anti resíduo ajuda a evitar o entupimento dos folículos capilares que por sua vez podem prejudicar o crescimento capilar.

Uma dica caseira é fazer uma mistura de 1 copo de água com 1 colher de chá de vinagre de maça e com uma compressa aplicar no couro cabeludo para remover sujeiras e pele morta.

• Máscaras capilares

Prepare uma máscara capilar caseira para acelerar o crescimento do cabelo, misturando uma colher de sopa de mel em uma gema de ovo. Aplique a máscara no couro cabeludo e deixe por cerca de meia hora. Por fim, lave o cabelo com água morna para remover suavemente a mistura pegajosa. Siga este procedimento pelo menos uma vez por semana.

Outra dica é a Máscara de urtiga, ovo e abacate: Bata no liquidificador, algumas folhas de urtiga, 1/2 abacate médio e 1 ovo. Passe a pasta no cabelo, massageando do couro cabeludo até o comprimento do cabelo. Coloque uma touca plástica ou uma toalha e deixe agir por 30 minutos.

• Água de batata e água de alecrim

Outras dicas caseiras simples que favorecem o crescimento dos cabelos de maneira mais rápida é lavar o cabelo diariamente com água de alecrim. Faça uma infusão de água com folhas de alecrim e quando esfriar aplique no couro cabeludo.

Outra dica do tempo das nossas avós é utilizar a água do cozimento de batatas, aplicando também no couro cabeludo. Depois de 20 minutos, lave normalmente os cabelos.

• Alimentação balanceada

A alimentação influencia na saúde do nosso corpo e acaba refletindo na nossa pele, unhas e cabelos. Portanto, tenha uma dieta balanceada rica em vitaminas e minerais, pois dessa forma você estará fornecendo todos os nutrientes que seu corpo necessita para se manter saudável.

Inclua chá verde também na sua dieta pois além de ajudar a manter o corpo em forma, também ajuda a combater os radicais livres e a proteger seus folículos capilares.

• Aparar as madeixas regularmente

Embora muitas pesquisas indicarem que o ato de aparar as pontas regularmente não signifique que os cabelos crescerão mais rápidos, não podemos negar que essa prática nos poupa nossas madeixas das temíveis pontas duplas, vilãs capazes de acabar com a beleza dos fios.


Portanto, a dica dos especialistas é cortá-los em um período entre 10 a 12 semanas, para garantir uma aparência saudável às madeixas, sem fios duplos e aquele aspecto ressecado ou quebrado.