Ganhar peso de qualquer forma é algo muito fácil, por outro lado ganhar peso em massa muscular magra já não é assim tão simples, pois além de fazer exercícios da forma correta também terá que manter uma boa alimentação e ainda fazer a suplementação alimentar adequada.

Aqui poderá ver diversas dicas de como otimiza seus treinos e também de como fazer um melhor aproveitamento dos suplementos alimentares que está tomando, pois algo bastante frequente é ver pessoas tomando suplementos alimentares sem aproveitar os máximos resultados que são possíveis.

Mas antes mesmo de falar diretamente dos suplementos alimentares é importante que mantenha 3 fatores fundamentais em sua rotina:

  • Treinos resistivos (musculação)
  • Dieta equilibrada para ganho de massa muscular
  • No mínimo 8 horas de sono por noite

A base é Fundamental para Ganhar Músculos!

Suplementos alimentares são realmente muito importantes para um bom desenvolvimento muscular, porém sem manter a base ( que são os 3 fatores acima)muito bem regrados não terá bons resultados.


Ao tomar suplementos alimentares estando com uma alimentação deficiente estará apenas suprindo as necessidades básicas de seu organismo e não oferecendo nutrientes para promover um bom desenvolvimento muscular. Por exemplo, digamos que sua alimentação não atinja nem 2000 kcal ao dia, se tomar hipercalórico estará apenas equilibrando isso e não tornando sua alimentação rica em calorias.

O mesmo se aplica a diversos outros nutrientes, como por exemplo as proteínas, é bastante frequente atualmente o uso de Whey Protein (que são proteínas de rápida absorção), porém vale lembrar que não é apenas após o treino que seu corpo necessita de proteínas, portanto a alimentação mais uma vez se mostra fundamental.

O repouso é o momento mais importante para quem pretende ganhar massa muscular, é durante o período de sono que seu corpo mais trabalha na reparação muscular e também é neste período que é produzido o GH (Hormônio do Crescimento). Inclusive vale citar que nem mesmo tomando suplementos precursores de GH terá bons resultados sem boas horas de sono.

Faça uma Suplementação Alimentar Consciente!

O básico sobre suplementação alimentar é conhecido por praticamente todas as pessoas que frequentam academias, em linhas gerais temos que:

  • Para ganhar peso rápido: Hipercalóricos
  • Para ganhar massa muscular magra: Whey Protein
  • Para melhorar seu desempenho nos treinos: Creatina
  • Para aumentar naturalmente testosterona: ZMA
  • Para definição muscular: Termogênicos

Seguindo estas dicas básicas certamente já terá bons resultados em seus treinos, afinal os suplementos estão atualmente com uma qualidade ótima. Porém existem alguns fatores presentes nos suplementos que podem ser melhor explorados quando se busca uma suplementação mais eficiente.

Para que entenda melhor vou utilizar como exemplo os suplementos para aumento de NO2 (óxido nítrico), geralmente são suplementos ricos em Arginina (aminoácido) e minerais quelatos que visam aumentar os níveis de NO2.

NO2 realmente lhe dará mais força, vasodilatação e uma melhor síntese proteica, o que são componentes importantes para o ganho de massa muscular, porém poderá considerar 2 fatores sobre este tipo de suplemento:

Mais força: com mais força certamente fará treinos mais intensos, que resultam em uma maior necessidade de calorias. Para que continue ganhando peso terá que aumentar a quantidade de calorias de sua dieta.

Melhor síntese proteica: já que seu organismo estará com melhores condições de aproveitamento de proteínas uma boa opção é passar a utilizar proteínas de melhor qualidade, afinal sabe que tudo será muito bem aproveitado por seu corpo.


Suplementos Alimentares devem Trabalhar em Conjunto!

Para aprender como combinar suplementos alimentares para fazer sua dieta é fundamental que pare de pensar em suplementos e passe a pensar em nutrientes (o mesmo vale para comida), busque entender quais são os mecanismos de “funcionamento” de cada suplemento e certamente terá facilidade para encontrar boas combinações de suplementos alimentares.

Outro ponto importante a observar ao combinar suplementos é se não está ingerindo algum nutriente em demasia (o que pode ser prejudicial), alguns nutrientes são comuns em diversos suplementos diferentes, é importante que considere a IDR (Ingestão Diária Recomendada)de todos os nutrientes somando um a um e lembrando de sua alimentação.

As possibilidades de combinações de suplementos alimentares são inúmeras e devem sempre ser feitas com base nos objetivos de treino.