CAPA-Dicas para não ter dor ao amamentar

A amamentação é essencial para fornecer os nutrientes necessários ao desenvolvimento da saúde do recém-nascido e além disso, ainda estreita os laços existentes entre mãe e filho.

No entanto, nem sempre o ato de amamentar o filho é algo prazeroso para a mãe, pois muitas mulheres sentem dor nos seios e por isso algumas preferem até parar de amamentar devido ao tamanho desconforto que a sucção do bebê causa a ela.

No artigo de hoje vamos dar algumas dicas de como deixar esse processo de amamentação menos sofrido para mãe e deixar apenas boas lembranças desse momento da vida.

A importância de amamentar!

O leite materno é o alimento mais completo para uma criança de até 1 anos, nele estão contidos todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento da criança.


O ato de amamentar fortalece a imunidade da criança, uma vez que o leite materno contém células de defesa que são capazes de proteger o organismo do recém-nascido em doenças bastante comuns nessa idade como a otite.

O contato com a mãe é outro fato importante na amamentação, já que a amamentação tem papel importante no sistema nervoso da mãe, diminuindo o estresse da mãe e fazendo com que o bebê tenha mais segurança e traquilidade.

O ato de amamentar também é bom para o intestino da criança, pois o leite da mãe tem enzimas que o organismo da criança já reconhece, diferente dos componentes do leite de vaca ou outros leites artificiais que são estranhos para o bebê e, por isso,tem maior propensão a causar alergias intestinais e deficiência de ferro da criança.

Além disso pode diminuir o risco da criança contrair outras alergias ao longo da vida. Segundo um estudo publicado no European Respiratory Journal, os bebês alimentados exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida têm menor chance de ter asma na infância, tem melhor funcionamento dos pulmões e tem menos propensão a desenvolver dermatite, amigdalite, rinite, sinusite e bronquite asmática.

MIOLO-Dicas para não ter dor ao amamentar

DICA 1 – Beba bastante água

O ato de amamentar pode deixar a mãe desidratada, por isso esteja sempre bebendo líquidos (principalmente água) para deixar o corpo hidratado e manter sua elasticidade. Dessa forma você tem menos possibilidades de sofrer com rachaduras nos seios.

DICA 2 – Encontre a posição certa para o bebê

Se está doendo na hora de mamar, tem algo errado na amamentação e provavelmente é a falta de “encaixe” entre a boca do bebê e o seio da mãe. Por isso, deve-se observar se o bebê está fazendo a “pega” na posição correta.

DICA 3 – Amamente em um local que te deixe relaxada

Está relaxada é a palavra-chave para uma boa amamentação e sem dor. Procure um ambiente que te cause relaxamento, especialmente nos primeiros dias da amamentação.

DICA 4 – Compre uma bombinha para ordenhar o leite

Essa pode ser a saída para os dias que estiver com dor nos seios e também funciona em caso de seios ingurgitados (cheios demais), onde assim você poderá eliminar o excesso de leite recorrendo a essa solução apenas de vez em quando.