Você vive irritada, infeliz e engordando? Trabalho, casa, filhos, marido… Tudo isso cria um cansaço e desanimo enorme e quando vê, está inchando, começa a perceber que está ganhando quilinhos. Você se pega comendo não por fome, mas por compulsão, vive beliscando e só para de comer quando acaba com tudo que viu pela frente; se come o dia todo ou nem lembra o que comeu, algo está errado. O descontrole emocional, vontade de estar sempre com a boca trabalhando pode ser um sintoma fortíssimo de estresse e isso por si só pode mudar o peso na balança e nas roupas.

Cerca de 9 entre 10 pessoas no mundo são afetadas por esse mal, e agora mesmo deve ter alguém surtando perto de você. O estresse é uma reação do organismo para se defender, como durante um assalto. O estresse engorda porque diminui a sensação de bem-estar que o próprio organismo produz naturalmente, quando não está sobrecarregado. Os estressados comem para fugir daquilo que vivem. A comida, especialmente pães, massas e açúcar, funciona como um refúgio porque temporariamente dá a sensação de bem-estar. Aprenda a derrotar o estresse e perca os quilinhos que não te fazem falta.

Alimentos essenciais

Levar uma vida mais calma ajuda muito a combater o estresse. Além disso, alguns alimentos aliviam os sintomas:
Alface, Abacate, Espinafre, Acerola, Brócolis, Mamão, Frutos do mar, Goiaba, Nozes, Kiwi, Castanhas, Pimentão, Lombo magro, Salsinha, Pães e cereais integrais, Couve-flor, Leite e iogurte desnatados, Repolho, Queijos em versão magra (light), Feijão, Lentilha, Soja, Grão-de-bico, chás como camomila também podem ajudar e muito.

Drible algumas situações estressantes.

Situação 1: Odeio o meu chefe, odeio o meu emprego
Antes de sair berrando, pare e respire. “Se a pessoa estiver infeliz no trabalho, deve conversar, expor o problema de uma forma adequada, sem agressividade. Se esse não está legal, é só pilar para outro, sem medo”. Muitas vezes pensamos que vivemos em uma rotina e que tudo vai ficar assim para sempre. Primeiro você precisa perceber o que te incomoda para depois buscar soluções. “O ideal é detectar o estresse desde o início para combatê-lo de forma eficaz. Afinal, tudo no começo é menor”. Não estou incentivando ninguém a pedir as contas, mas sim a enfrentar os problemas com racionalidade e diplomacia.


Situação 2: sua família não ajuda?
Tem gente que acha que pode resolver o problema da família toda, mas colocar-se em primeiro lugar é uma regra para conseguir resolver seus próprios problemas, e só então tentar ajudar os outros. Tem filhos? Então veja o que eles precisam. Depois, vá arrumando as coisa por ordem de prioridade (do mais importante para o menos). Não deu para limpar o banheiro hoje? Deixe para o fim de semana. Não se cobre tanto! E lembre-se de que todos devem ajudar nas tarefas domésticas. E você precisa fazer com que respeitem seu tempo de privacidade, seu tempo de mulher.

Caminhe

Por mais corrido que seja seu dia, tire pelo menos alguns minutos para si mesma. Mas não fique sentada olhando o teto, saia para caminhar e olhe o céu, as pessoas em sua volta, pense, converse consigo mesma. Caminhar não é só um momento para queimar calorias, mas ajuda a colocar as idéias e todos os pensamentos no lugar.

Cardápio Anti-estresse

Café da Manhã
200ml de suco (de preferência suco de maça ou verde com clorofila, uva ou morango)
1 iogurte com bífilos ativos
1 fatia de pão integral com queijo minas ou ovos
Algumas nozes ou castanhas

Almoço
Salada verde (agrião, acelga, alface e chicória)
Peixe ou frango grelhados com legumes no vapor ou grelhados
2 colheres (sopa) arroz integral ou inhame
Fruta cítrica e gelatina sem açúcar

Lanche
1 iogurte com 1 colher (sopa) de granola ou farelo de aveia

Jantar
Arroz integral
Brócolis, aspargos e alcachofra temperado com suco de limão
Sardinhas frescas ou atum fresco assado no forno, com pimentão ou peito de frango grelhado
Dica de bom cardápio anti-estresse na Dieta anti TPM não deixe de dar uma olhada.
Crie seus cardápios de acordo com seu tempo e suas necessidades, mas se respeite, mantenha-se sempre calma e tudo vai dar certo.