dieta-das-cores
Este mundo de dietas é realmente muito vasto, existem os mais variados tipos de dietas, entre estas a dieta das cores se mostra como uma dieta realmente diferente das demais, afinal neste caso o principal foco seletivo dos alimentos são as cores. Esta seleção por cores faz sentido do ponto de vista nutricional pois de acordo com as cores de cada alimento há uma variação em seus nutrientes, desta forma ao ingerir no mínimo um alimento de cada cor ao dia já estará garantindo uma boa variedade de nutrientes.

Uma vantagem inicial que é facilmente notada com esta dieta é o fato de sua dieta ficar mais bonita, nutritiva e saborosa, afinal da mesma forma que existe uma variação de nutrientes de acordo com as cores também é facilmente notada a variação de sabores. Outro ponto a observar é que encontramos uma grande variedade de cores em frutas, legumes e hortaliças, o que é garantia de uma alimentação saudável e de baixas calorias!

Sua alimentação durante a dieta das cores deve conter todas as 6 cores em seu cardápio diário, não há necessidade de todas as cores estarem presentes em cada refeição, mas devem ser consumidas ao menos uma vez ao dia. Veja a seguir quais são os alimentos relacionados a cada cor, alguns pontos positivos e também pontos possivelmente negativos de fazer a dieta das cores.

6 Classes de Alimentos na Dieta das Cores!

Não é possível separar os alimentos segundo sua cor exata devido à grande diversidade e tonalidades de cada cor que se pode encontrar com facilidade nos alimentos, justamente por isso os alimentos são agrupados abrangendo diversas tonalidades na dieta das cores formando 6 grupos, que são:

Amarelos/alaranjados: são alimentos ricos em carotenoides como mamão, melão, cenoura, manga, laranja, damasco, pêssego, abóbora. Estes alimentos geralmente possuem antioxidantes e também ativos anticancerígenos, vitamina A e C, ajudam a manter o sistema nervoso saudável, são benéficos aos coração e visão.

Brancos: couve-flor, batata, arroz, nabo, repolho, cebola e banana são boas fontes de cálcio e potássio, alimentos fundamentais na formação e manutenção dos ossos, funcionamento do sistema nervoso e músculos.

Verdes: abacate, brócolis, chuchu, kiwi, limão, pepino, vagem e os folhosos em geral são alimentos ricos em clorofila, ferro e também em vitamina A. Ajuda a desintoxicar as células, combater anemia, propriedades anticancerígenas e combatem o envelhecimento, isso sem contar os benefícios para visão, coração, cabelo e pele.

Vermelhos: morango, tomate, melancia, maçã, acerola, goiaba vermelha, framboesa, cereja e pimentão vermelho contém licopeno (que atua como antioxidante), isto sem contar que são fontes de vitamina C.

Marrons: aveia, nozes, castanhas, feijão, lentilha são alimentos ricos em fibras e vitaminas do complexo B e vitamina E, assim auxiliando o funcionamento do intestino e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Vantagens e Desvantagens da Dieta das Cores

Uma das principais vantagens da dieta das cores é o incentivo ao consumo de frutas, verduras e legumes, que não são abundantes na alimentação da maior parte das pessoas (principalmente das que estão acima do peso). Isto por si só já pode ser visto como um primeiro passo rumo a uma reeducação alimentar.

Por haver o estímulo a uma alimentação “colorida” também terá uma maior variedade de nutrientes em sua dieta, isto contribui para uma melhor em sua saúde e qualidade de vida. Também ajuda a evitar os problemas de falta de nutrientes que costumam ocorrer em dietas mais restritivas, afinal terá uma boa variedade de nutrientes.

Mas é importante ressaltar que não é uma dieta perfeita, não há nenhuma relação a quantidade de cada alimento a ser consumido durante o dia, embora sejam em sua maioria alimentos de baixas calorias existe o risco de acabar ingerindo mais calorias do que realmente necessita. Outro ponto é que a dieta não cita como deve ser feito o consumo de outros alimentos como laticínios, ovos e carnes em geral e em de cereais como macarrão e pães.

Uma dica interessante é para que aplique o conceito da dieta das cores a alguma outra dieta que esteja fazendo, desta forma além de ter diversos nutrientes em suas refeições estará sabendo exatamente as quantidades de cada coisa poderá comer ou não.