Artigo escrito por Silvia Kawanami, autora também do blog, De bem com a vida. Ao chegar na segunda onda, você já terá perdido em torno de 5 kg e seu desejo por doces e carboidratos estará mais controlado. Alguns alimentos são incorporados na dieta, como algumas frutas e vegetais, doces feitos à partir de mel e até mesmo um copo de vinho por dia. A meta agora é descobrir novos sabores, de forma saudável, até chegar ao seu peso ideal.

Duração da fase 2

Mesmo com a inclusão de novos alimentos na Dieta, você continuará perdendo peso, porém mais lentamente. Segundo Guttersen, a mudança de hábitos alimentares não pode ser feito da noite para o dia. Isso deve acontecer gradualmente para que seu organismo aceite e se adapte a esse novo estilo de vida saudável. Portanto, essa fase não tem um tempo de duração determinado, isso vai depender de cada organismo, de como ele vai reagir perante as mudanças e de quantos quilos se quer perder. Você só poderá ir para a 3° fase depois que atingir o peso que considera ideal.

Principais metas da fase 2

1. Aprender a explorar e saborear melhor os alimentos. 2. Continuar emagrecendo lentamente até atingir o peso ideal. 3. Reeducar seu organismo, reduzindo carboidratos, gordura e açúcar.

Alimentos incluídos nesta fase

1 porção diária de batatas, milho ou feijão. 1 copo diário de Iogurte 2 porções diárias de frutas: maçã, pêssego, melão, laranja, mamão, abacaxi, blueberry, tangerina, manga, pêra, uvas, morangos. 1 taça de vinho tinto. Os 10 super alimentos devem ser mantidos no seu cardápio diário. Esses alimentos possuem nutrientes essenciais para uma saúde perfeita, e ainda ajudarão você a perder peso:


1. Amêndoas: Rico em minerais e proteínas, esse super alimento ainda ajuda a reduzir o mau colesterol e protege a saúde cardíaca. 2. Pimentas: São poderosos antioxidantes, que além ajudar a acelerar o metabolismo também reduz o colesterol ruim. 3. Blueberry: Essa fruta é rica em antioxidantes e contém antocianina, que ajuda a combater células cancerígenas e doenças cardíacas. 4. Brócolis: Rico em vitamina C, cálcio e antioxidantes, o brócolis ajuda a previnir alguns tipos de câncer, doenças cardíacas e osteoporose. 5. Azeite de oliva: Possui propriedades antioxidantes que ajudam a combater alguns tipos de câncer e reduzir o colesterol LDL (mau colesterol). 6. Espinafre: Rico em sais minerais, como ferro, cálcio e fósforo, e com alta concentração de vitaminas dos complexos A e B. Previne doenças ósseas e doenças da visão. 7. Uvas: São fontes de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo, além de vitaminas do complexo B e vitamina C. 8. Tomate: Além de conter diversas vitaminas, o tomate contém licopeno, substância que combate o câncer e doenças cardíacas. 9. Morango: Fonte viva de vitamina C, o morango possui também vitamina B5 (Niacina) e Ferro, que ajudam o aparelho digestivo, sistema nervoso e combate a anemia. 10. Cereais integrais: Segundo Guttersen, os cereais e grãos integrais são a chave para o sucesso da dieta, pois estimula o metabolismo e reduz o risco de câncer. Estes incluem pão de trigo integral, aveia, arroz integral entre outros.

Exemplo de cardápio para a 2° Fase :

Café da Manhã: Proteínas e alguns vegetais ou cereais (uma tigela) ou cereais com leite (uma xícara). Almoço: Legumes (50% do prato) e proteína (50% do prato). Jantar: Cereais (25% do prato), proteínas (25% do prato), legumes (25% do prato) e frutas (25% do prato). Vinho tinto: Permitido 1 vez ao dia, no almoço ou jantar. Não deixe de ler: Os princípios da Dieta de Sonoma A Dieta de Sonoma – Fase 1 A Dieta de sonoma – Fase 3 Texto e informações, fornecidas por Silvia Kawanami do De bem com a vida