Dieta do café da manhã


Como já dizia o ditado..”Café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo” e ainda pode emagrecer até 10 kg por mês. “Quando se come o nutriente certo, na hora certa, acelera-se o seu metabolismo, satisfaz a ansiedade antes mesmo dela aparecer e assim perde peso”, explica Daniela Jakubowicz, autora do livro, The Big Breakfast Diet (A Dieta do Grande Café da Manhã) .

Como funciona

De acordo com pesquisas publicado no WebMD, uma pessoa quando come até às 9h da manhã refeições entre 600 a 850 calorias, o metabolismo age mais rápido, aproveitando-se dos ritmos circadianos (o ciclo biológico do corpo humano), que influencia a taxa hormonal, a maneira como o organismo usa os carboidratos e as proteínas, e até a rapidez com que se queima a gordura. No total diário as colorias não devem passar de 1200 calorias.

Regras básicas

É preciso ter disciplina e respeitar horários, muitos não tem o hábito de comer logo que acorda, mas isso é essencial para fazer o metabolismo acordar e ficar mais alerta. Tentei adaptar as regras do livro, que foi escrito para o público americano, para nós brasileiros, vamos dividir o dia em termos de horários ideais para ser feito as refeições.
Respeite os horários, e os limites calóricos e tente seguir as sugestões de nutrientes para cada bloco.

Bloco da manhã

Calorias: 600 calorias
Horários:
* Acorda cedo e toma café, esse intervalo deve ser de no máximo 30 minutos.
* Faz um lanche até no máximo 2 horas antes do almoço.
Sugestão de horário, 6hr e 9 hr
Sugestão de Nutrientes:
· 4 porções de proteína (incluindo 2 porções de derivados do leite)
· 2 porções de carboidratos
· 1 porção de gordura
· 1 porção de doce

Bloco da tarde

Calorias: 300 calorias
Horário:
Organize seu dia para que neste bloco não fique mais de 3 ou 4 horas sem se alimentar, em relação aos outros blocos. Sugestão de horário, 12hr e 16hr.

Sugestão de Nutrientes:
· 1 porção de proteína
· 2 porções de vegetais,
· 1 porção de vegetais doces
· 1 porção de fruta

Bloco da noite

Calorias: 300 calorias
Horário:
Assim como no bloco da tarde, o ideal é não ultrapassar o intervalo de 3 a 4 horas sem se alimentar, com um detalhe de que o melhor seria fazer a última refeição no máximo 2 horas antes de ir dormir.
Sugestão de horário, 18hr e 21hr.
Sugestão de Nutrientes:
· 1 porção de proteína
· 1 porção de vegetais doces
· 2 porções de frutas e vegetais à vontade.

Uma porção pode ser…

Carboidrato: 1 fatia de pão integral, 1 pão francês sem miolo, 5 bolachas de sal, 1 xícara de cereal.
Proteína: 1 filé de frango, 1 filé de carne vermelha, 2 fatias de peito de peru, 2 claras de ovo, 1 fatia de queijo branco, 2 fatias de ricota, 2 fatias de mussarela, 1 colher (sopa) de queijo cottage, 1 pote de iogurte, 1 copo de leite.
Vegetais: 1 pires (chá) de ervilha ou chuchu ou cenoura ou abobrinha, espinafre e couve à vontade.
Vegetais doces: 1 pires (chá) de beterraba, cenoura ou batata-doce.
Doce: 1 fatia de bolo de chocolate, 6 quadrados de chocolate, 1 bola (peq.) de sorvete de frutas, 8 bolachas doces sem recheio, 3 cookies de aveia.
Frutas: 1 unidade ou 1 punhado.
Gordura: 1/8 de abacate, 1 colher (sopa) de azeite, 8 azeitonas pretas, 1 colher (sopa) de molho para salada, 10 amendoins, 6 amêndoas.

Não deixe de uma olhada nas boas dicas que estão nos artigos como os, “Alimentos que ajudam a saciar a fome“, “Alimentos que consomem calorias” e também no “Reeducação alimentar – Grupos alimentares“, assim terá ótimas opções para incrementar seu cardápio.

Esse esquema pode ser seguido por tempo indeterminado. Aprender a se alimentar bem, com moderação e mantendo as atividades físicas diárias é o que nos deixa sempre esbelto.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>