dieta-do-ferro
Em muitos casos para emagrecer é realmente preciso fazer uma dieta mais restritiva, o que não é nada difícil de encontrar, aqui mesmo no Dieta e Beleza há uma grande quantidade de dietas com ótimos cardápios, porém o que é uma realidade sobre as dietas é que da mesma forma que os carboidratos e calorias são retirados diversos importantes nutrientes também são. Uma primeira alternativa para evitar passar por este tipo de problema é associar um shake como por exemplo o Diet Shake a sua dieta, assim mantendo importantes nutrientes na dieta, outra é buscar por uma dieta como a dieta do ferro.

O Ferro é um mineral essencial para a manutenção da saúde, ter uma dieta rica em ferro evita quadros de anemia, que inclusive podem ser potencialmente perigosos para sua saúde. Entre outras importantes funções do Ferro no organismo vale citar que o Ferro é o nutriente que serve de base para a fabricação dos glóbulos vermelhos do sangue, que por sua vez é responsável por levar oxigênio para as células.

Este é um mineral que deve ser consumido diariamente, em mulheres acima de 18 a 19 anos a recomendação de Ferro é de 18mg/dia, já para gestantes (que não devem fazer dieta sem acompanhamento médico) a ingestão de Ferro deve subir para 27mg/dia. Outro fator a ser considerado é que durante o período menstrual a mulher deve aumentar o consumo de Ferro para que o corpo tenha facilidade para produzir mais glóbulos vermelhos. Antes de mostrar diretamente o cardápio desta dieta do Ferro é importante que conheça um pouco mais sobre este importante mineral.

Onde Encontrar Ferro e como o Absorver Melhor para Evitar Anemia?

Geralmente quando se pensa em buscar por ricas fontes de Ferro as duas primeiras coisas que lembramos é carne vermelha e fígado, que de fato são boas fontes, porém para manter uma dieta equilibrada por períodos maiores é importante conhecer outras boas fontes deste importante mineral, veja a seguir outras fontes de Ferro para sua dieta:


  • Origem vegetal: folhas verde-escuras de um modo geral, feijões, leguminosas, farinha de soja, amêndoas, aspargos, banana, avelã e beterraba.
  • Origem animal: além da carne vermelha (magra) e do fígado, peixes e ovos também são boas fontes de Ferro com origem animal.

Um fato interessante é que alimentos que sejam ricos em vitamina C, como por exemplo o limão e a laranja, são alimentos que ajudam o organismo a absorver o mineral com maior eficiência. Mas também é preciso observar que da mesma forma que existem alimentos que ajudam a absorver Ferro também há alimentos que podem atrapalhar, portanto ao buscar por alimentos ricos em Ferro evite os consumir juntamente com alimento ricos em cálcio e cafeína, pois ambos tendem a diminuir a biodisponibilidade do mineral, assim atrapalhando o processo de absorção do Ferro por seu organismo.

Cardápio de 1300 calorias da Dieta do Ferro

Este é um cardápio com apenas 1300 calorias e rico em fontes de Ferro, com ele certamente terá facilidade e perder peso, o que ficará ainda mais fácil se estiver frequentando uma academia pois além de ingerir menos calorias estará queimando mais!
Outra boa opção pode ser encontrada na Dieta contra anemia.

  • Café da manhã: 1polpa de açaí, 1 colher (sopa) de melado de cana e 1 folha de couve.
  • Lanche da manhã: 1 maçã.
  • Almoço: 3 colheres (sopa) de arroz integral, 1 concha (média) de feijão, 1 bife (médio)de fígado com cebola, salada de beterraba (crua) e alface à vontade, 1 copo (250ml) de suco de laranja com acerola.
  • Lanche da tarde: 1 copo de iogurte (desnatado) com 1 colher (sopa)de aveia em flocos.
  • Jantar: 2 colheres (sopa) de arroz integral, 2 folhas de couve refogadas com alho, 1 peito (médio) de frango grelhado e para sobremesa 10 morangos.
  • Ceia: 1 banana amassada com 1 colher (sopa) de quinoa.