Dieta do Pão, o que Comer e Como Fazer
A grande maioria de dietas simplesmente retira todos ou quase todos os carboidratos de sua alimentação, entre eles um dos primeiros a ser eliminado costuma ser justamente o pão. A dieta do pão vai para o lado oposto, é uma dieta desenvolvida por uma nutricionista Israelita chamada Olga Raz, tem como premissa fundamental que ao ingerir generosas quantidades de pão diariamente acabará reduzindo sua vontade de comer pães, isto fará com que perca cerca de 9 Kg em 8 semanas.

Esta não é uma teoria sem nenhum fundamento, note que é uma dieta rica em hidratos de carbono complexos, estes por sua vez aumentam os níveis de Serotonina, é justamente a Serotonina que irá agir no sentido de reduzir sua vontade por comidas doces e redução do apetite de um modo geral. Não sentindo vontade de comer doces e estando com menos apetite será mais fácil dar continuidade a sua dieta com naturalidade.

Outro efeito interessante nesta dieta é o fato de não perder o bom humor (algo relativamente frequente em dietas), a Serotonina também possui a função de regular o humor, também vale lembrar que ao comer mais pão fará com que se sinta com mais disposição e isto facilitará para que continue sua dieta do pão.

Conheça Melhor a Dieta do Pão!

Como o próprio nome desta dieta já sugere seu principal elemento é realmente o pão, sendo que para mulheres deverão ser consumidas até 12 fatias ao dia e para homens este número aumenta para até 16 fatias ao dia. Isto a princípio pode parecer muito, ou algo que torne impossível emagrecer ao fazer a dieta do pão, a seguir já entenderá qual o “segredo” desta dieta.

Um ponto muito importante na dieta do pão é que o pão a ser consumido deve ser light e possuir algo entre 35 e 45 calorias por fatia, ou seja aqueles pães mais pesados como por exemplo os que contém nozes podem chegar facilmente a 90 calorias por fatia. Pães com nozes não são proibidos, porém não devem ser consumidos diariamente, também vale lembrar que se consumiu uma fatia com mais calorias deverá descontar isto do total de calorias do dia.

Também é permitido trocar fatias de pão por outras fontes de hidratos de carbono complexos como arroz e massas integrais, da mesma forma que se faz com as substituições com os pães, neste caso também não deve o fazer todos os dias e nem mesmo esquecer de manter as quantidades de calorias.

O que Comer na Dieta do Pão?

Na dieta do pão há algumas comidas que não são permitidas como manteiga, margarina, já muitas outras alternativas são aceitas nesta dieta como a mostarda, manteiga de amendoim, homus, abacate e geleia sem açúcar. Porém note que não poderá consumir o pão todas as vezes desta forma, estes recheios devem ser utilizados apenas uma vez ao dia.

Pelo fato de os vegetais possuírem altos teores de fibras e baixos índices de glicemia estão liberados em sua dieta do pão, poderá os consumir sem maiores restrições ou grandes cuidados. Já as frutas não estão completamente liberadas devido justamente aos índices glicêmicos que de algumas frutas é maior, porém frutas como maçãs e peras podem ser consumidas com certa tranquilidade pois possuem IG menor do que de alguns pães.

É importante ter boas fontes de proteínas em sua dieta, portanto carnes (magras), frango e peixe são permitidos em 3 refeições por semana e também 3 a 4 ovos por semana são boas fontes de proteínas. Uma dica para quem pretende fazer uma dieta o mais saudável possível e com melhores resultados é para fazer os ovos cozidos.

Há apenas uma observação importante a fazer sobre a dieta do pão, que é o fato de que algumas pessoas não se dão bem com dietas ricas em hidratos de carbono, o que faz com que acabem tendo ainda mais vontade de comer doces, se isto ocorrer o mais indicado é buscar por algum outro tipo de dieta.