CAPA-Dieta durante a páscoa, experimente os ovos de  alfarroba.Ovos de alfarroba são uma ótima opção aos tradicionais ovos de chocolate, eles não contêm açúcar, glúten nem lactose.

Sempre que a Páscoa chega, surgem aqueles corredores cheios de ovos de páscoa em todos os supermercados do Brasil. Para muitos “chocólatras” isso é um paraíso, mas para as pessoas que têm intolerância a glúten, ao cacau, à lactose, os diabéticos e para quem está de dieta, essa é uma época de bastante tentação.

Para ajudar as pessoas nessas situações a passarem por esse período sem ter que “sofrer” tanto, nos últimos anos as marcas vem investindo em alternativas ao ovo feito de chocolate, com algumas já bastante conhecidas do grande público dentre elas, o ovo de sem glúten e os diet.

Recentemente, a Nestlé divulgou mais duas outras alternativas, o ovo à base de soja e o ovo eito de alfarroba. O ovo de alfarroba, vendido com o nome comercial de Carob House, é uma excelente alternativa para quem quer emagrecer sem abrir mão de comer o “ovo de chocolate”.


A alfarroba é o fruto de uma planta nativa da costa do Mediterrâneo chamada de alfarrobeira, também conhecida como Pão-de-João, figueira-de-pitágoras e figueira-do-egipto, cujo fruto é bastante parecido com o nosso tamarindo.

A alfarroba tem um gosto adocicado naturalmente e por isso durante a fabricação dos ovos de alfarroba se dispensa o uso de açúcar. Além disso, ele não contém estimulantes presentes nos ovos de chocolate tradicionais como cafeína e a teobromina, podendo ser usado com mais confiança por quem tem tendência a se viciar nessas substâncias.

Assim como as sementes de cacau (ingrediente dos ovos de chocolate tradicionais), as sementes de alfarroba apresentam grande quantidade de carboidratos, representando aproximadamente 76% do seu peso total, mas apresentam uma quantidade de gordura saturada bem abaixo do que o cacau, com apenas 2% dessa gordura e por isso é visto como uma das melhores opção para quem quer perder peso.

Além dos ovos de alfarroba serem uma alternativa ao chocolate, a alfarroba apresenta uma grande quantidade de minerais importantes para o sangue e fortalecimento da pele e cabelos como o zinco, o ferro, o cobre e o cálcio, além de sódio e potássio. O fruto também tem vitaminas essenciais para o nosso organismo como as vitaminas A, E, D, C, B2, niacina, B6, ácido fólico e B12.

MIOLO-Dieta durante a páscoa, experimente os ovos de  alfarroba.

Você também pode fazer os ovos de alfarroba em casa!

Nas lojas de produtos naturais você encontrar a farinha de alfarroba, que é obtida pela trituração e posterior torragem da polpa do fruto e que preserva grande parte da proporção de nutrientes vistos no fruto, tendo em média, 48 á 56% de açúcar, 18% de fibra, de 0,2 a 0,6% de gordura saturada, 4,5% de proteínas e elevada quantidade de cálcio e fósforo.

Com essa farinha é possível fazer ovos de alfarroba bastante saudáveis e gostosos para essa pascoa.