massa-muscular
Uma das dificuldades de muitas pessoas após conseguir emagrecer é passar a ganhar massa muscular para definir o corpo, geralmente esta dificuldade tem como principal obstáculo uma alimentação inadequada para o ganho de massa muscular. Mesmo para quem toma suplementos alimentares precisa ter uma dieta adequada para ganhar massa muscular, a base é realmente o que se come.

Para que compreenda a importância de uma dieta para ganhar massa muscular tenha em mente que para construir músculos precisará de nutrientes a mais do que os nutriente que necessita normalmente para manutenção de sua saúde, afinal estará criando músculos, novas fibras musculares estarão sendo feitas, para isso é fundamental ter mais proteínas e em alguns casos mais carboidratos também.

Uma dieta balanceada também irá trazer outros benefícios como o equilíbrio de seu metabolismo e ainda manter bons níveis de micro-nutrientes, que embora não tenham uma ação direta no ganho de massa muscular são fundamentais como cofatores para um bom aproveitamento de seus suplementos.

Dieta Regrada Ajuda a Ganhar Músculos!

Um dos maiores fantasmas de quem pretende ganhar músculos é o catabolismo, processo metabólico em que o organismo passa a retirar aminoácidos dos músculos para gerar energia, isto faz com que seus músculos diminuam em tamanho e também em força. Para que possa ganhar massa muscular um dos primeiros passos é certamente parar de perder massa muscular.

Para evitar a perda de massa deverá se alimentar com frequência, o que não fará com que ganhe peso de forma desregrada desde que continue se exercitando regularmente e também que escolha alimentos saudáveis tanto para as principais refeições como também para os lanches intermediários.

Suplementos alimentares poderão ajudar muito a ganhar massa muscular, entre diversos tipos de suplementos deve considerar a possibilidade de tomar Whey Protein (preferencialmente com BCAA’s em sua fórmula) e também Hipercalórico (para quem deseja ganhar muita massa muscular e tem dificuldade em ganhar peso). Além destes suplementos existem diversos outros com a Creatina que também é excelente para ganhar músculos.

Cardápio para Ganhar Massa Muscular!

A seguir poderá conferir o cardápio para ganhar massa muscular, note que são todos alimentos extremamente saudáveis, muitos inclusive são utilizados até mesmo para dietas de emagrecimento, o diferencial é realmente na quantidade.

  • Café da manhã: 1/2xícara de chá de morangos, 2 colheres (sopa) de aveia, 1 pote de iogurte (desnatado) e 1xícara de café.
  • Lanche da manhã: 1 barrinha de cereais.
  • Almoço: salada de alface, cenoura crua ralada e 2 colheres (sopa) de soja cozida, 1 filé de peito de frango grelhado com molho de tomate, 1 fatia de queijo minas light, 2 colheres de sopa de escarola cozida e ½ manga.
  • Lanche da tarde: 1 copo de leite de soja light batido com 3 amêndoas (ou 3 castanhas-do-pará)
  • Jantar: salada de alface, 1 pão sírio pequeno, 1fatia de queijo prato, 3fatias de presunto magro, 1 colher (café) de requeijão light e 3 fatias de tomate.
  • Ceia: 1 fruta de sua preferência.

Como deve ter reparado é uma dieta que não tem como base uma grande quantidade de carboidratos, o que a torna muito interessante para a maior parte das pessoas, afinal poderão seguir esta dieta sem o receio de engordar. Já para quem tem dificuldade em ganhar peso isto pode ser um problema, que na verdade pode ser facilmente contornado com um bom hipercalórico (prefira os que possuem os menores índices de gordura).

Além de uma dieta regrada e também de um bom programa de suplementação alimentar há mais dois fatores extremamente simples que podem ajudar muito para que desenvolva músculos fortes, que são:

  • Dormir no mínimo 8 horas por noite
  • Beber uma boa quantidade de água, seu corpo deve estar muito bem hidratado.

Seguindo estas dicas e esta dieta seu organismo terá condições para fazer uma boa recuperação muscular, que é a parte mais importante em todo o processo de ganho de massa muscular, não adianta treinar pesado se não estiver oferecendo as condições necessárias para seu corpo se recuperar.