solange-frazao
Quando o assunto é dieta geralmente já pensamos em algo elaborado para emagrecer, porém existem diversos tipos de dieta, desde as dietas mais radicais para emagrecer, dietas para ganhar peso e também dietas equilibradas para quem deseja se manter em forma, como é o caso desta dieta da Solange Frazão. Para quem pratica atividades físicas e deseja ficar em forma uma dieta com uma quantidade de calorias ligeiramente menor não basta, existem diversos nutrientes que precisam estar presentes na dieta.

Para manter a alimentação adequada e ainda assim ter todos os nutrientes em quantidades adequadas é interessante fazer uso de suplementos alimentares. No caso de Solange Frazão o que é utilizado é uma fórmula prescrita por Paulo Muzy (médico ortopedista-traumatologista especialista em fisioterapia e biomecânica do esporte). O principal objetivo é retardar o envelhecimento o máximo possível sem a necessidade de utilizar hormônios, confira a seguir algumas das substâncias que são utilizadas nesta fórmula:

  • Zinco, Magnésio e Cromo: são elementos importantes para qualquer pessoa que pratica esportes, ajudam a transportar energia para os músculos.
  • Ácido alfalipólico: este é um poderoso antioxidante (também importante para quem pratica esportes devido aos radicais livres), também ajuda a utilizar energia proveniente do colesterol livre.
  • Vitaminas do grupo B: intensificam o metabolismo dos carboidratos, o que é importante tanto para quem deseja emagrecer como também para quem deseja ganhar massa muscular magra.  Esta maior intensidade evita maiores estoques no organismo (gordura localizada).
  • Boro, tribulus, maca, pygeum e piridoxina: estas são substâncias utilizadas para melhorar nossas taxas hormonais sem a necessidade de utilizar hormônios de forma direta.

Até este ponto o que foi visto é apenas a parte de suplementação alimentar na dieta da Solange Frazão, que é sim uma parte importante para qualquer dieta, afinal ter todos os nutrientes nas quantidades adequadas não é das tarefas mais fáceis fazendo uso apenas de alimentos. Uma outra dica importante é para que procure por orientação de um médico ou nutricionista para fazer uma fórmula exata para você, afinal cada organismo possui suas necessidades.

Cardápio da Dieta Solange Frazão!

A seguir poderá conferir o cardápio completo para 1 dia de dieta da Solange Frazão, há algumas variações que servem para que entenda como ir trabalhando com este cardápio. A dieta fica sempre com cardápios entre 1500 e 1700 calorias ao dia, de diversos elementos do cardápio apenas o que não é aconselhável retirar da dieta sem a substituição por algo similar são:


  • O suco detox
  • O shake de proteínas

Café da manhã: 1 copo de suco detox em jejum (couve, salsinha, gengibre, cenoura, maçã e água de coco), 1 pote de iogurte natural sem açúcar com 1 colher (sopa)de aveia e 1 sanduíche de pão integral light com 1 colher (sopa) de queijo cottage e 3 fatias de peito de peru light.

Lanche da manhã (pré-treino): 4 unidades de damasco seco (ou 2 colheres (sopa) de uva-passa)

Lanche da manhã (pós-treino): 1 copo de shake de proteína (Whey Protein isolada com água) ou 1 banana (nos dias que faz apenas exercícios aeróbicos)

Almoço: 1 prato de salada (alface, tomate, cenoura ralada e pepino) com 1 colher (sopa) de linhaça ou quinua, 1 colher (de servir) de arroz integral, 1 concha de feijão (mulatinho, branco ou lentilha), 1 filé de pescado ou de frango grelhado, 1 colher (de servir) de legumes no vapor e 1 taça de gelatina light

Lanche da tarde: 3 castanhas-do-pará + 4 ameixas secas ou 1 xícará (chá) de cappuccino light, 4 biscoitos salgados com 1 colher (sopa) de queijo cottage ou 1 banana amassada com 1 colher (sopa) de granola e 1 fio de mel

Jantar: 1 prato de salada verde com azeite e limão, 1 filé de frango ou peixe grelhado, em outros dias também pode ser 1 prato de sopa de legumes com músculo.

Ceia: 1 copo de leite de soja