CAPA-Como diminuir os sintomas da TPM

Em todos os meses, algo diferente acomete o organismo das mulheres que estão em fase reprodutiva, a temida Tensão Pré-Menstrual ou TPM. A Tensão Pré-Menstrual costuma acontecer entre sete e dez dias antes da menstruação “descer” e durante esse período aparecem vários desconfortos que só somem alguns dias após iniciar o sangramento menstrual.

Esses desconfortos transformam o humor da imensa maioria das mulheres em idade fértil e em alguns casos, torna o convívio com outras pessoa mais complicado.

Para te ajudar a diminuir os sintomas da TPM, que o artigo de hoje irá te dar algumas dicas que iram diminuir seus desconfortos e melhorar seu convívio nesse período. Acompanhe!

A Tensão Pré-Menstrual ou TPM, é um conjunto de sintomas que está associado ao ciclo menstrual e que tem sua existência reconhecida e a classificada como uma síndrome que envolve o lado emocional e também o lado físico, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Porém a tensão pré-menstrual (TPM) não é reconhecida como uma entidade patológica, como algumas pessoas falam.


A Tensão Pré-Menstrual ou TPM tem como principal causa a alteração hormonal que ocorre no corpo feminino durante o período da menstruação e que interfere diretamente no sistema nervoso central.

Essa alteração hormonal tem o objetivo de fazer uma conexão entre os hormônios sexuais femininos ligadas à sensação de prazer, as endorfinas e os neurotransmissores.

Agora vamos as dicas de como diminuir os sintomas mais comuns da TPM, como a vontade de chorar, irritabilidade, ansiedade, insônia, acne, aumento de peso, inchaço nas mamas, sonolência, dificuldade de concentração, cansaço, fome em excesso ou falta de apetite, dor de cabeça, dores osteomusculares e distensão gasosa:

DICA 1 – Desintoxique seu corpo

Como os hormônios no seu corpo estão agindo de forma “anormal” é necessário que você mantenha o seu corpo livre de toxinas e para isso é importante desintoxicar o fígado.

O fígado alem de está envolvido no metabolismo dos carboidratos, das gorduras e das proteínas, também participa na produção dos hormônios femininos.

Durante o período da Tensão Pré-Menstrual ou TPM é importante fazer refeições frequentemente, ingerindo menores quantidades de alimentos (O ideal seria fazer de 5 a 6 pequenas refeições durante o dia) e assim ajudar na desintoxicação.

MIOLO-Como diminuir os sintomas da TPM

DICA 2 – Evite ingerir cafeína, açúcar, gorduras animais e álcool

A cafeína aumenta o seu nível de irritabilidade e tensão, piorando o desconforto nos seios sentido durante a TPM. Os açúcares e gorduras, quando consumidos em excesso, causa aumento de peso, além disso eles podem ser encontrados naturalmente nas frutas e mel. O álcool aumenta o nível de toxinas no seu corpo.

DICA 3 – Faça algum tipo de atividade física regular

Faça ao menos 30 minutos de atividade física regularmente, pode ser caminhadas, aula de natação ou outra qualquer outra atividade aeróbica.


Isso deve acontecer de 4 a 6 vezes por semana. Eles ajudam a melhorar a sua saúde e aliviam os sintomas de fadiga e das alterações bruscas de humor.