CAPA-Estou com dor de garganta, o que pode ser

A dor de garganta é um sintoma comum há várias doenças, principalmente as provenientes de vírus e bactérias, e por isso muitas pessoas não sabem o que está provocando aquela incomoda dor de garganta.

No artigo de hoje vamos falar mais sobre as principais doenças que tem como sintoma a dor de garganta e como reconhecer o que está provocando essa dor.

Continue lendo!

Você sabia, que há como prevenir que você tenha uma dor de garganta? É uma dica simples, mas bem eficiente. Não respire pela boca!


A respiração deve ser feita através do nariz, pois o hábito de respirar pela boca ajuda a ressecar a mucosa e assim facilita o alojamento de bactérias na região da garganta, o que provoca as contaminações por bactérias.

Além disso, outra dica importante para evitar a dor de garganta é comer bem e não entrar em contato com os fatores desencadeantes das reações alérgicas para você.

Outro fato interessante e que ajuda a diferenciar as infecções viral da bacteriana é que a duração de cada caso infeccioso é diferente, ou seja, uma dor de garganta provocada por um vírus, permanece entre três e quatro dias no corpo humano.

Já a dor de garganta causada por uma infecção bacteriana dura mais tempo e e por isso é necessário o uso de antibiótico para diminuir o ciclo da infecção.

MIOLO-Estou com dor de garganta, o que pode ser

Como dissemos, existem várias doenças que provocam a dor de garganta como um sintoma delas, Abaixo vamos citar as principais:

1 – Faringite

A faringite é uma inflamação na faringe e que normalmente é provocada por vírus, mas em casos graves pode evoluir para uma amigdalite bacteriana.

Além da dor de garganta, a faringite apresenta outros sintomas como mal-estar, dor para engolir, falar e bocejar, vermelhidão na parede no fundo da boca e formação de aftas.

No caso de infecção bacteriana, há também a formação de placas de pus. O tratamento é feito com analgésico e antitérmico.


2 – Amigdalite

A amigdalite é inflamação nas amígdalas, que são os tecidos arredondados que se localizam de cada lado da parede lateral da garganta.

Geralmente é provocada por vírus, mas podem acontecer infecções por bactéria também. Além da dor de garganta, a amigdalite apresenta outros sintomas como febre, mal-estar, dor intensa para engolir e indisposição.

Se as amígdalas estiverem inchadas e bem vermelha, a infecção é viral. Já quando tiver formação de placas de pus, é infecção bacteriana. O tratamento é feito com analgésico e antitérmico.

3 – Laringite

A laringite é comumente confundida com a faringite, a grande diferença é o local que acontece a infecção, já que a laringite acontece na laringe.

Além disso, não é possível ver a laringite sem a ajuda de aparelhos médicos. Ela é frequentemente provocada por um vírus.

Além da dor de garganta, a laringite apresenta outros sintomas como rouquidão, surge uma tosse seca e irritativa.O tratamento é feito com analgésico e antitérmico e caso a rouquidão dure mais de uma semana, vá ao médico.