dor-capa

Sabe aquelas dores que parecem surgir debaixo das costelas enquanto corremos?

Então, além de ser algo bastante desconfortável, elas podem prejudicar seu desempenho na corrida e arruinar completamente sua força de vontade.

Isso porque ela começa aos poucos e aumenta de intensidade drasticamente, em questão de segundos, o que pode encerrar seu treino muito mais cedo do que o previsto.

O que é essa dor?


Essa dor normalmente aparece no lado esquerdo do corpo, bem abaixo das costelas inferiores.

Ela pode se tornar tão intensa que, muitas vezes, acaba com o seu potencial e chega a fazer você desistir da atividade física.

Por que essas dores ocorrem?

Não há explicação médica definitiva para o aparecimento delas, especialmente durante uma corrida, mas existem várias teorias.

Alguns pesquisadores afirmam que as dores são mais comuns em corredores iniciantes, devido ao fato de eles serem mais propensos a respirar errado ou respirar de forma superficial durante as atividades físicas.

Acredita-se que a respiração curta não permita que o diafragma relaxe, fazendo com que os ligamentos de um lado do corpo se contraiam com força demasiada.

Outra tese é a ideia de que a respiração curta, combinada com os solavancos da corrida, coloque pressão adicional sobre os ligamentos perto do fígado e do diafragma, fazendo com que a dor surja no lado esquerdo do corpo.

Outras pesquisas apontam que fazer uma refeição uma hora antes de correr também pode causar as dores, bem como beber bebidas açucaradas ou gaseificadas durante o treino.


Ainda há estudos sugerindo que, quando um atleta não realiza um bom aquecimento antes da corrida e começa a correr muito intensamente, em pouco tempo ele irá passar a sentir as dores laterais.

dor-miolo

Como evitar essas dores

Se você anda sentindo essa dor com muita frequência, verifique se não está exagerando na refeição ou ingerindo grandes quantidades de líquido uma a duas horas antes da sua sessão de corrida.

Não me entenda mal, você pode — e deve! — beber água durante os treinos, porém, sem exageros, ok?

Evite também as bebidas adoçadas ou gaseificadas. A água é sempre a melhor escolha antes de uma corrida, especialmente no calor.

Outro meio de prevenir as dores é praticar a respiração profunda, de forma rítmica, durante o treino. Ciclos respiratórios completos permitirão que você evite a respiração curta e prejudicial.

Outra dica: enquanto você estiver respirando profundamente, mantenha a postura correta.

Mantenha as costas sempre retas durante as corridas, jamais curvadas, com o peito para cima (o que facilita a respiração) e os braços dobrados em ângulos de 90 graus ao lado do corpo.

Esta postura vai garantir que seus músculos não sejam espremidos e evita cãibras musculares.

E se, além de tudo, a dor aparecer, pressione o lado dolorido com força e passe a respirar profundamente. Embora seja difícil manter a postura ereta com dor, faça o que puder.

Após respirar de forma mais profunda e massagear a região afetada, a dor tende a diminuir ou desaparecer.

Tem dicas para evitar essas dores chatas quando corremos? Deixe a sua nos comentários!