efeito platoNão existe nada mais frustante e desanimador do que estar seguindo uma dieta, fazendo exercícios, indo bem em seu emagrecimento e de repente perceber que os ponteiros da balança já não saem mais do lugar. Neste momento a sensação de “meu mundo caiu” vem com força total para derrubar sua alto estima. Você começa a achar que está fazendo algo de errado e a  falta de credibilidade em si mesmo por achar que nunca vai conseguir atingir seus objetivos aumenta, e esses são os piores danos que o Platô pode nos causar. Mas não se deixe abater, no efeito platô não existe um culpado, ele pode acontecer a qualquer um em qualquer momento, simplesmente o seu organismo está se adaptando a uma situação a ele imposta.
Se segue uma dieta balanceada, uma diminuição gradual de suas calorias e seus exercícios frequentemente provavelmente não entrará no efeito platô.

Efeito Platô nas dietas hipercalóricas

A necessidade calórica que precisa para manter o peso varia de acordo com a composição corporal e estilo de vida de cada pessoa. Com a Calculadora de Calorias diárias você pode descobrir seu TMB, sua Taxa de Metabolismo Basal que é a quantidade mínima de calorias necessária para manter as funções vitais no atual peso. Se o que está consumindo for maior ou igual ao seu TMB entrará no platô facilmente.  Sem contar que nestas dietas as gordura corporal pode estar dando lugar a massa muscular se caso tem uma atividade física, o que a balança não saberia diferenciar.
Como sair dele
Neste caso o ideal é refazer seus cálculos de TMB a cada 2 ou 3 semanas e diminuir gradualmente. Sem nunca deixar de fazer seus exercícios.

Efeito platô nas dietas de emergência

Dietas de baixas calorias também podem causar o efeito platô, o que se torna mais difícil sair dele pois não se pode abaixar mais essas calorias. Não é segredo que em dietas de emagrecimento rápido além de gordura o organismo perde muita massa muscular e líquidos, e essa perda pode influenciar na quantidade de calorias a serem queimadas. Ou seja você perde músculos e animo para continuar com suas atividades físicas, e isso altera seus gastos calóricos. Além do que em dietas assim seu organismo se habitua a essas poucas calorias e começa a armazenar, do pouco que recebe, isso é seu sistema de defesa entrando em ação.
Como sair dele
Além de refazer seus cálculos periodicamente, não abaixe suas calorias diárias mantenha diminuição gradual do que precisa para se manter ativa e faça exercícios para fortalecer os músculos. O que ajuda bastante para evitar a flacidez.

Resumindo

efeito plato1* A dieta balanceada é sempre a melhor opção.
* Reveja seu plano alimentar com frequência de acordo com seu TMB sem diminuir muito de uma vez só.
* Mexa-se, se não faz atividades físicas já é hora de começar, ou se já faz tente reavaliar essas atividades focando sua musculatura.
* Não se apegue à balança, ela só saber medir o peso, e não as mudanças de seu corpo, use fitas métricas ou uma roupa de número menor para “medir” seu emagrecimento. Ainda mais que pode estar trocando gordura por massa muscular, no caso de quem faz malhação.
* Tenha muita paciência, o Efeito platô é uma reação natural de seu organismo mas pode ser mudada.
* Mantenha- se firme em busca de seus bons resultados, desistir agora nem pensar.
* Não se sinta nunca culpado, mantenha sua alto estima e confiança em sua força de vontade, isso é sempre o mais importante.

Capa-livro-transparente

Receba grátis o ebook 5 Passos Para Emagrecer Agora!

E fique por dentro de todas as novidades do mundo da beleza e da boa forma.

Inscrição bem-sucedida!