Pelos bons resultados que vem dando a muitos, parece que as sementes de Chia, realmente vieram para ficar. Seus nutrientes, prometem aumentar o tempo de saciedade, aumentar a resistência física e ainda melhorar o sistema imunológico, além de muito outros benefícios.

Conhecendo a Chia

Povos antigos do México já usam as sementes de Chia para proporcionar ao povo uma resistência física, força e disposição muito maior. Agora ela já é conhecida em vários países e vem provando sua eficácia também quando o assunto é emagrecer e melhorar a qualidade de vida.

Ela é composta de vários bons nutrientes, como:
Proteína: essencial na formação muscular, o que aumenta o gasto calórico.
Ômega 3: Seu teor de é ainda maior do que na linhaça, que pode além de muito benefícios, promover o controle maior sobre a fome.
Fibras: Essencial no bom funcionamento do intestino
Potássio: Melhora a circulação do organismo, sendo importante para o bom desempenho muscular.
Cálcio: Além de fortalecer os ossos, ajuda a queimar gordura.
Magnésio: Ajuda a manter um bom funcionamento dos músculos.

Chia para emagrecer

A Chia por si só não faz milagres, mas pode ser um grande aliado, quando se tem uma alimentação moderada e faz exercícios.
Ela pode proporcionar uma disposição muito maior, para as tarefas do dia a dia e exercícios, pois ajuda a fortalecer a musculatura.
É de conhecimento de todos, que, quando se tem uma musculatura forte, o corpo queima calorias mais rapidamente.
Além disso, as sementes quando consumidas e misturadas a líquidos, forma uma espécie de gel estomacal, o que provoca um aumento no tempo de saciedade e também um melhor funcionamento do intestino, o que ajuda a limpar o organismo, tendo assim um poder desintoxicante.
O poder do Omega 3 e seus benefícios já são mais do que comprovados, como atividade anti-inflamatória, redução dos níveis de colesterol, triglicerídeos e pressão arterial.
Ela também pode ajudar no controle glicêmico, na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.
Ou seja, essa sementinha está sendo considerada algo essencial na alimentação, para quem quer não só emagrecer, mas também para quem quer ter uma saúde melhor.


Assista a reportagem do Jornal hoje

Como consumir

O ideal é consumir a chia 30 minutos antes das duas principais refeições, almoço ou jantar Mas a chia pode ser consumida a gosto de cada um, seja diretamente na comida ou antes, seus benefícios permanecerão de qualquer forma.
Atualmente ela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, em forma de grãos in natura, farinha e óleo.

Quando em grãos ou farinha: 1 colher de sopa 30 minutos antes da refeição, pode ser puro ou misturado a iogurte suco de frutas, ou chás ou água. Pode-se fazer uma limonada com adoçante e incluir a Chia.

Há quem prefira consumir polvilhado em saladas ou mesmo durante a refeição, mas isso pode atrasar um pouco o efeito saciedade, o que facilita a resistir às tentações no momento da refeição.

Quando em óleo: Pode ser usada em saladas, 1 colher de sopa por refeição, independente da quantidade de salada. Neste caso, as fibras naturais contidas nos grãos e farinha não estarão presentes, mas todos os outros nutrientes sim.

Todo bom aliado é bem vindo, mas tudo deve acontecer em conjunto, como disse a nutricionista da reportagem, nada é milagroso, é preciso ter uma boa alimentação, atividade física, saber escolher bons alimentos, ou seja, tem um estilo de vida saudável.