corda

Se você tem mais de 20 anos de idade, com certeza alguma vez na vida já brincou de pular corda! Era uma brincadeira barata e democrática e que exige muito esforço físico de todo corpo, trabalhando as pernas, os braços, o abdômen somente com essa brincadeira. Mas sabia que o hábito de pular corda pode ajudar você ainda na idade adulta?

Este é um exercício supercompleto, que trabalha todos os grupos musculares e que pode facilmente substituir horas de academia, por apenas alguns minutos pulando corda. Que tal retomar esse hábito e emagrecer pulando corda?

Atenção! Antes de começarmos a falar sobre como executar os exercícios de corda, para que você emagreça pulando corda se faz necessário ter algumas orientações prévias.

Não tem como fazermos uma equivalência (uma receita pronta) de quanto tempo você deve pular corda para substituir um exercício feito na academia, pois cada indivíduo é único e as reações químicas que devem ocorrer para ter o emagrecimento, acontecem em tempos diferentes para cada pessoa.


Outra coisa que devemos falar é que nem todo mundo pode pular corda, já que pessoas com obesidade ou sobrepeso muito acentuado podem ter problemas ao praticar esse exercício, por ser um exercício que provoca muita pressão nas articulações dos membros inferiores podendo ocasionar problemas articulares.

Temos que lembrar que pular corda é um exercício de grande impacto e para que você emagreça pulando corda é necessário se equipar e ter os materiais necessários para realizar essa atividade de forma segura e satisfatória.

Sempre veja se está com o causado e roupas corretas, pois se você teria essa preocupação ao ir à academia.

corda1

Pular corda pode virar um esporte olímpico

Hoje em dia há competições mundiais de pular corda atletas representante busca tornar esse esporte é o esporte olímpico hoje temos uma representante brasileira chamada Viviein Vadja. Ela é filha de brasileira e de um húngaro e já é campeã mundial de rope skippin, uma modalidade competitiva de pular corda.

Muitos benefícios

Ao pular corda você terá benefícios como o desenvolvimento da coordenação motora e da agilidade. Também terá um condicionamento cardiovascular melhor, irá trabalhar todo o corpo, fortalecendo os músculos superiores e inferiores de forma igual, e trabalhando assim todo o seu “core” (núcleo corporal), dando ênfase nas pernas e bumbum.

Além disso, pular corda ajuda a combater o aparecimento da celulite e da osteoporose.

Como deve ser um treino de pular corda?

Para que você emagreça pulando corda, é preciso ter dedicação e organização. Dificilmente uma pessoa irá conseguir pular corda durante 15 minutos sem parar, o que seria o ideal, então deve-se fazer este exercício de maneira intervalada, ou seja, praticar a atividade como um treino HIIT, ou seja, alta intensidade e intervalos pequenos de descanso entre as séries. Assim será possível atingir ter um volume bom de treino para que você emagreça pulando corda.

Há muitas variações para um treino de pular corda. Mas este abaixo é focado no emagrecimento, devendo você adaptar ao seu corpo.


– Faça de 3 a 5 minutos de caminhada leve

– Pule corda rapidamente durante 1 minuto ou 2 minutos

– Descanse por 30 segundos ou 1 minuto

– Pule corda novamente por mais 1 ou 2 minutos

– Repita o ciclo de descanso e exercício até conseguir um treino adequado ao seu condicionamento.