entenda-os-riscos-de-uma-dieta-mau-feita-e-saiba-evitar
A quantidade de dietas que existe é realmente grande, possibilidades definitivamente não faltam, mas se existem tentas dietas (algumas inclusive muito fáceis de fazer) por que ainda há uma grande quantidade de pessoas que estão acima do peso mesmo fazendo dietas? Isto em partes acontece por não estarem fazendo sua dieta da forma adequada, o que coloca a dieta a perder e também sua saúde!

Uma das boas notícias é que justamente o que faz sua dieta não funcionar é o que pode ser prejudicial para sua saúde, portanto para fazer uma dieta eficiente ela naturalmente será saudável, aqui vou dar algumas dicas que devem ser aplicadas a qualquer dieta que esteja fazendo, são coisas bastante simples e que tornarão sua dieta muito mais agradável.

Uma das primeiras coisas que deve ser observada é que as dietas tendem a ser bastante restritivas, principalmente dietas para emagrecer rápido, este é um dos perigos e o primeiro que será abordado!

Menos Calorias, Mas Mantenha os Nutrientes essenciais!

As dietas visam reduzir a quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia para obrigar o corpo a queimar gordura durante o dia a dia e também durante os exercícios, até aí não há problemas desde que a dieta não seja feita por períodos prolongados. Porém um dos grandes perigos neste tipo de dieta é estar reduzindo também a quantidade de outros nutrientes como vitaminas e minerais.


Reduzir a quantidade destes outros nutrientes não apenas não ajudarão em sua dieta mas colocarão sua saúde em risco, até mesmo nutrientes que não estamos acostumados a nos preocupar como o potássio por exemplo tem funções importantes, como por exemplo ajudar a transmitir os pulsos que fazem o coração bater!

Outro nutriente que costuma ter uma baixa significativa em dietas mau elaboradas é o cálcio, que exerce um importante papel na construção óssea e também para os músculos, este é um risco principalmente para quem não bebe leite e durante a dieta corta também derivados do leite.

Até as Calorias são necessárias!

Mesmo as calorias, que são o principal fator a ser eliminado em uma dieta são necessárias para o corpo, ficar por períodos prolongados sem ingerir a quantidade necessária de calorias pode causar sintomas desagradáveis como dores de cabeça, náuseas e fraqueza.

Lembre-se de que só irá ganhar peso quando estiver ingerindo mais calorias do que consome, portanto ao fazer uma dieta restritiva a faça em períodos de15 dias intercalados com ao menos uma semana de alimentação normal (entenda por normal uma dieta equilibrada e com apenas as calorias que necessita).

Fazendo isto juntamente com atividades físicas não há perigo de ganhar peso novamente, durante esta semana de “descanso” da dieta estará apenas mantendo sua forma e saúde, o que serve também como um ótimo treino em sua reeducação alimentar para quando terminar a dieta.

Faça Dietas Curtas e Eficientes!

Para que sua dieta tenha efeitos consideráveis sobre seu peso é importante que seja consideravelmente restritiva, justamente por este motivo é necessário que a dieta não seja prolongada, pois quanto mais tempo durar uma dieta restritiva maiores são os riscos para sua saúde.

Uma das melhores formas de fazer isso é evitar “fugir” da dieta, e caso isso aconteça não adiar a retomada da dieta para a próxima semana, comeu mais do que deveria hoje? Ok, sem problemas, retome adieta hoje mesmo!

Um dos principais fatores para dietas durarem muito tempo é justamente estas “escapadinhas” que fazem o corpo assimilar uma grande quantidade de calorias e a armazenar para os próximos dias de escassez de alimentos, isto certamente irá sabotar sua dieta.


Diminuindo os Riscos Durante a Dieta!

Uma forma bastante simples de reduzir os riscos durante uma dieta restritiva é utilizar suplementos alimentares como os shakes para emagrecer, com estes shakes estará ingerindo todos os nutrientes essenciais mas sem as calorias que teria em um alimento comum.

Também vale lembrar que este tipo de shake pode ser um poderoso aliados da dieta uma vez que pode ser utilizado para substituir uma refeição (dependendo do shake até mesmo duas refeições)!

É perfeitamente possível fazer uma dieta realmente eficiente e sem colocar sua saúde em risco, basta não esquecer dos outros nutrientes.