CAPA-A principal causa e os fatores de risco para contrair  uma infecção urináriaA infecção urinária é um quadro infeccioso que acomete o sistema urinário da pessoa, podendo atingir partes dele ou mais de um dos seus componentes ao mesmo tempo, provocando dor e dificuldade ao urinar.

O nosso sistema urinário é composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. Ele é o responsável por filtrar todas as impurezas e nutrientes em excesso contidos no sangue que circula no organismo, como toxinas e alguns produtos de reações metabólicas.

Após essa filtragem, todos os resíduos encontrados e que não podem ser aproveitados pelo organismo, são liberados através da urina.

Os rins são os órgãos onde a filtragem propriamente dita ocorre, se situando na parte de trás da cavidade abdominal (um em cada lado da coluna vertebral) e se ligando ao sistema circulatório pela artéria renal e veia renal, além de se ligar as vias urinárias através dos ureteres.


Os ureteres são canais que conduzem a urina dos rins para a bexiga, enquanto a bexiga urinária é um órgão muscular elástico, modelado como uma espécie de bolsa e que tem a função de armazenar temporariamente a urina até o momento em que a bexiga está cheia.

Com a bexiga cheia, o esfíncter (contido na bexiga) se contrai e empurra a urina em direção a uretra, ocorrendo a eliminação da urina para fora do corpo.

A infecção urinária acontece quando um ou alguns desses componentes do sistema urinário, seja ele, rins, ureteres, bexiga urinária ou uretra, tem sua função comprometida por algum problema.

A infecção urinária se subdivide em quatro tipos, a infecção na bexiga (Cistite), a infecção na uretra (Uretrite), a infecção nos rins (Pielonefrite) e a infecção nos ureteres.

Woman having stomachache in bathroom

Esse comprometimento de função sempre se deve a proliferação de bactérias no trato urinário, mas alguns fatores podem ser considerados como facilitadores para a ocorrência de uma infecção urinária são eles:

Uretra menor

As mulheres apresentam essa característica, ou seja, o caminho que a bactéria precisa “andar” para chegar até a bexiga é menor do que nos homens.

Ter vida sexual ativa

Esse contato entre os órgãos pode facilitar o acontecimento da infecção urinária, especialmente nas vaginais

Baixa quantidade de estrogênio

As mulheres em menopausa são mais propensas a ter infecção urinária, uma vez que a menor quantidade de estrogênio presente no organismo, causa mudanças no trato urinário e torna mais fácil à ação das bactérias.