CAPA-Pedra na vesícula, o que é- como se pega- como  tratar - CopiaA vesícula biliar, popularmente chamada apenas de vesícula, é um órgão localizado abaixo do fígado e que tem a função de armazenar a bile.

A bile é um líquido produzido pelo fígado, com uma mistura de substâncias e quando liberada para o intestino delgado, ajuda a digerir os alimentos.

É nesse processo de contração da vesícula para expulsão da bile em direção ao duodeno, que o fluxo de bile pode ser bloqueado pela presença de alguma pedra na vesícula, também conhecida como cálculos biliares ou colelitíase.

O que é pedra na vesícula?

A pedra na vesícula, também conhecida como colelitíase ou cálculos biliares, é uma solidificação da bile, e atua como a principal causa da obstrução do fluxo de bile entre as vias biliares e o duodeno.


Ela é formada da solidificação da bile, causada por um desequilíbrio entre a quantidade de água e quantidade de substâncias presentes no líquido da vesícula biliar.

A principal causa dessa solidificação, é a grande quantidade da substância colesterol, presente no líquido da vesícula biliar. Esse acumulo de colesterol é responsável por cerca de 75% dos casos em que se constata a formação de pedra na vesícula.

MIOLO-Pedra na vesícula, o que é- como se pega- como  tratar

Sintoma da pedra na vesícula!

Estes podem ou não acontecer. A pedra na vesícula pode se alojar na vesícula biliar, mas sem causar sintomas ou acabar bloqueando o fluxo da bile para o intestino por ficarem presos dentro do duto biliar e nesse caso causar sintomas como:

  • Dor intensa no lado direito superior do abdômen, normalmente, meia hora depois da pessoa se alimentar.
  • Febre
  • Náuseas
  • Vômitos

Como evitar ter pedra na vesícula?

  • Não ter dieta rica em gorduras, carboidratos e com pouca ingestão de fibras.
  • Apresentar baixo LDL (mau colesterol) e alto HDL (bom colesterol).
  • Não fazer uso do fumo
  • Evitar o uso prolongado de anticoncepcionais

Complicações causadas pela pedra na vesícula!

→ Colecistite aguda

Quando o paciente apresenta dor ou desconforto na região superior do abdômen, no lado direito do abdômen ou então na “boca” do estômago, enjoos e má-digestão, por mais de 6 horas seguidas, isso  é sinal de que o quadro de pedra na vesícula pode ter se tornado um colecistite aguda. Esta é uma inflamação aguda na vesícula.

→ Pancreatite aguda

Além de ter como complicação a colecistite aguda, os pacientes com pedra na vesícula também podem apresentar pancreatite aguda. Uma complicação grave, que ocorre com a saída de uma pedra da vesícula direto para o canal principal da bile e do pâncreas.

Essa saída causa uma inflamação da região, que se torna crônica e pode levar a consequências graves para a saúde do paciente.