trekking trilha a pe
Existe uma grande quantidade de pessoas que não gosta de fazer exercícios em academias e nem mesmo ter uma rotina de exercícios para fazer em casa, porém sabem da grande importância dos exercícios para a saúde e o quanto ajudam a controlar o peso. Para estas pessoas o mais indicado é buscar por formas alternativas de se exercitar, entre estas uma das melhores é o Trekking, uma prática divertida e que queima muitas calorias.

Aqui poderá encontrar diversas dicas que facilitarão muito para que comece a fazer do Trekking sua atividade física e também seu lazer, afinal fazer caminhadas (ou jornadas) pela natureza é uma experiência realmente muito agradável. Mas antes de qualquer coisa é importante considerar que não há como fazer Trekking todos os dias, sendo assim para se manter em forma terá que no mínimo fazer caminhadas diárias, geralmente caminhadas de 30 a 60 minutos são suficientes.

Fazer caminhadas urbanas é importante também para começar a acostumar seu corpo com exercícios pois as caminhadas na natureza podem ser de leves (um pouco mais difícil do que a urbana) à intensa ou difícil, que são indicadas apenas para quem já tem muita prática no trekking pois envolve terrenos de difícil acesso e em alguns casos até mesmo a necessidade de pequenas escaladas com a ajuda de cordas.

Como Iniciar no Trekking e Entrar em Forma?

O início será realmente fazendo caminhadas em áreas urbanas, mas estas já podem ser mais próximas à natureza como por exemplo em parques. Uma dica interessante para esta etapa é para que já comece a utilizar sua bota para Trekking, assim já irá se acostumando com ela e também evitará a formação de possíveis bolhas nos pés em caminhadas mais longas e difíceis.

A necessidade de equipamentos vai aumentando gradualmente de acordo com a dificuldade e duração do Trekking a ser feito, veja a seguir algumas dicas básicas do que vai precisar:

Caminhadas fáceis: embora seja uma trilha de fácil acesso e curta duração é importante estar com botas apropriadas, calça para trilhas (são leves, não rasgam com facilidade e secam rápido), protetor solar e repelente, água (sempre tenha água).

Caminhadas de média dificuldade: além dos itens acima é recomendável que ao menos 1 pessoa do grupo tenha um facão (a mata pode estar fechada em alguns pontos da trilha), uma pequena corda também poderá ser bastante útil de acordo com o terreno. Neste tipo de caminhada é importante também levar algo para comer, preferencialmente algo leve e nutritivo como barrinhas de cereais e proteínas.

Caminhadas difíceis: existem trilhas que são para pessoas já mais experientes e apresentam um grande nível de dificuldades, sempre que se faz este tipo de trilha é importante levar todo o material de acampamento pois existe o risco de ter que passar a noite onde estiver.

trekking2

Trekking em Jornadas Longas!

Se deseja realmente entrar em forma e emagrecer este é o objetivo, se especializar em Trekking até chegar ao ponto em que poderá fazer jornadas de 2 ou 3 dias na trilha, o que obviamente envolve dormir acampando, ter uma alimentação limitada e muita atividade física (afinal são dias inteiros caminhando em terreno de difícil acesso). Vale lembrar que o Trekking quando feito em terrenos mais difíceis e/ou maior duração deve ser feito preferencialmente em grupos, assim tornando a prática mais segura.

Há basicamente 2 fatores que contribuirão bastante para que entre em forma e perca peso rápido com o Trekking, que são:

  • Atividade física: são atividades intensas e por períodos prolongados, isto contribui para uma maior queima de calorias e também para o fortalecimento de seus músculos.
  • Alimentação de baixas calorias: para ter maior facilidade o ideal seria ingerir uma boa quantidade de calorias durante o Trekking, pois a verdade é bem diferente uma vez que mais comida representa mais peso para carregar, sendo assim geralmente as comidas são em menor quantidade e realmente pobres em carboidratos. Ainda que decida levar mais comida não irá atrapalhar seu emagrecimento pois além de carregar mais peso (queimar mais calorias) ainda acabará não comendo tanto para não ficar parando toda hora.

Uma dica MUITO importante é para sempre ter água com você, naturalmente esta água que levar de sua casa não será suficiente e terá que coletar água onde estiver, portanto leve com você pastilhas para tratamento de água como Clor-in (pastilha apropriada para tornar a água potável). NUNCA beba água sem tratar pois existem muitos riscos em se fazer isso.

Com a prática periódica do Trekking notará que seu metabolismo naturalmente ficará um pouco mais acelerado (uma consequência de atividades físicas intensas), com isto passará a ter mais facilidade para controlar seu peso mesmo no dia a dia.