aerobicos-resistivos
Algo frequente de ser visto nas academias são pessoas fazendo exercícios que não são indicados para seus objetivos de treino, o exercício em si pode até estar sendo feito da forma correta, porém se não for um tipo de exercício indicado para seus objetivos não terá os resultados que deseja. Aqui não vou detalhar um por um de todos os exercícios que existem (até por serem muitos), mas vou passar dicas que irão te ajudar a identificar rapidamente se um determinado exercício é ou não indicado para seu treino!

Os exercícios podem ser divididos em basicamente dois grandes grupos, sendo um indicado para quem deseja aumentar seu condicionamento físico e emagrecer e o outro para ganho de força e massa muscular. Não adianta ter um objetivo e fazer exercícios que ao mais indicados para outras finalidades, por exemplo:

Para quem busca ganhar massa muscular fazer exercícios como correr ou pular corda não é muito indicado, estes são exercícios essencialmente aeróbicos, este tipo de exercícios tendem a queimar uma grande quantidade de calorias, prefira exercícios com pesos e preferencialmente com uma duração não superior a 60 minutos de treino.

Dicas para Rotina de Exercícios para Emagrecer!

Para quem tem como objetivo emagrecer (ou queimar gorduras para depois ganhar peso em massa muscular) o ideal é buscar sempre por exercícios aeróbicos ou que exponham a musculatura a esforço de baixa a média intensidade por períodos maiores. Quanto maior for cada período de treino mais calorias está queimando, consequentemente estará perdendo peso.

Sua rotina de exercícios para emagrecer deve ter períodos maiores de corrida, pular corda, bicicleta, etc. Quando for passar para os exercícios com pesos busque fazer uma quantidade maior de repetições, mesmo que para isso tenha que reduzir a carga de cada exercício. Pesos maiores são utilizados apenas para treinos de hipertrofia, se não deseja ganhar volume muscular não há necessidade de cargas grandes.

Também deve buscar fazer uma maior variedade de exercícios por dia de treino, desta forma seu treino tranquilamente passará de 60 minutos, assim obrigando o corpo a queimar ainda mais calorias para poder continuar treinando.

Para este tipo de treino os suplementos alimentares mais indicados são os termogênicos e os pré-treinos (alguns já possuem termogênicos), desta forma não apenas estará aumentando sua performance durante os treinos como também já estará queimando mais calorias.

Dicas de Rotina de Exercícios para Ganhar Massa Muscular!

Para quem busca o ganho de massa muscular os exercícios aeróbicos não são recomendados em excesso por queimarem muitas calorias, sendo assim exercícios como correr devem ser feitos apenas para aquecimento e mesmo assim em ritmo moderado a baixo, desta forma estará preparando seu corpo para outros exercícios sem a necessidade de estar perdendo peso.

Os exercícios para o ganho de massa muscular não devem ultrapassar 60 minutos de treino no total, portanto em cada dia de treino apenas alguns grupos musculares deverão ser treinados. Também é aconselhável que busque por exercícios que trabalhem com pesos livres e não apenas nas máquinas, desta forma estará otimizando seu treino. As repetições devem ser em quantidades menores mas com cargas maiores, o peso deve ser algo que faça com que ao final da série (último levantamento) seu músculo falhe ao levantar, realmente não suportando mais.

Para ter melhores resultados com este tipo de treino é preciso manter uma dieta rica em calorias (Hipercalóricos), proteínas (Whey Protein), aminoácidos (BCAA’s) e também com algum suplemento que aumente sua disposição e performance no treino, como por exemplo a Creatina.

E quem Deseja Ganhar Peso e Também Condicionamento Físico?

Quando se possui ambos os objetivos a solução está realmente em uma boa suplementação alimentar, pois para adquirir maior condicionamento físico (fôlego)o ideal é realmente fazer exercícios aeróbicos (que queimam mais calorias), porém estas calorias são necessárias para ganhar massa muscular.

A solução para isto está em aumentar a quantidade de calorias em sua dieta para repor o que estará queimando com os exercícios aeróbicos, o que pode ser facilmente feito através de um bom hipercalórico que forneça as caloria necessárias mas sem adicionar muita gordura em sua dieta.