Ginástica na gravidez
Exercícios físicos na gravidez que antes desaconselhados, agora são recomendados, pois ajudam na circulação sanguínea da futura mamãe, aumentam o consumo energético, controla o peso, diminuem o estresse e ansiedade e, dentre outras vantagens, melhoram a auto-estima.

Dica: confira o programa de treino em casa Mamãe Sarada, que ajuda as mamães a recuperarem o corpo de antes da gravidez!

O estresse e a ansiedade da grávida praticante de algum esporte diminuem e ela fica bem-disposta e com a auto-estima elevada. Em aulas especializadas existem exercícios que ajudam a facilitar o trabalho de parto, pois a musculatura deve estar em acostumada.

Além disso, sintomas desagradáveis como dor nas costas, inchaço, varizes e cãibras são suavizados. As caminhadas em ritmo leve e a hidroginástica continuam sendo as mais aconselháveis para quem nunca fez qualquer exercício antes da gravidez. Nas 10 primeiras semanas de gestação, só devem fazer atividades físicas as mulheres que já estavam acostumadas e, mesmo assim, de forma mais moderada. As demais devem aguardar porque é nesse período que ocorre 90% dos abortos espontâneos. Os exercícios de alto impacto devem ser evitados assim como os que precisem de esforço excessivo.


Bons exercícios para o 1ª trimestre

Ótimas dicas para o 2ª trimestre


O grande momento está chegando prepare-se

Dicas importantes:

* Se sintomas incomuns aparecerem, como dores, tontura etc, pare os exercícios e consulte o seu médico.
* Exercite-se pelo menos 3x por semana.
* Sempre com o acompanhamento de um profissional, comece devagar e avance gradualmente no programa.
* Pratique sempre a respiração profunda durante os exercícios.
* Após o parte retome suas atividades gradativamente, assim seu peso também voltará aos poucos ao normal.
* Use roupas adequadas, que não apertem a barriga e outras que reforcem os seios;
* Em clima quente, exercite-se em horários mais frescos;
* Beba muita água;
* Nunca deixe de monitorar sua pulsação
* Dos três primeiros meses em diante evite deitar-se sobre a barriga
Mas antes de ir direto para a academia, aconselhe-se com seu médico, pois existem outros fatore que vão definir se pode ou não fazer exercícios. Cada mamãe tem uma gestação diferente, então tudo deve ser averiguado antes com seu médico.

Outros exercícios que ajudam


O Pilates é outra boa opção de exercícios para as futuras mamães trabalha com o corpo de uma maneira globalizada. A respiração é fundamental para a organização corporal. Cada um respeita seus limites. Os movimentos são suaves, coordenados e harmônicos; a contração abdominal é essencial para se manter a postura, o equilíbrio e a proteção da coluna.
Dica: confira o programa de treino em casa Mamãe Sarada, que ajuda as mamães a recuperarem o corpo de antes da gravidez!