horario-malhar
Entre muitas dúvidas com relação aos exercícios físicos uma que é bastante frequente é com relação ao melhor horário para se exercitar, aqui poderá ver este tema sob diversos pontos de vista e tirar suas próprias conclusões, o que lhe permitirá definir seu horário de treinos! Antes mesmo de falar sobre os horários e suas possíveis implicações uma coisa é fato, terá que definir um horário para seus treinos, assim como também é aconselhável ter dias definidos.

Ter dias e horários para treinar é importante para que tenha uma rotina de treinos, isto ajuda muito a se manter firme nos treinos, pessoas que não tem uma agenda de treinos tendem a simplesmente não treinar quando a preguiça chega. Já com uma rotina mesmo que não esteja com muita vontade acabará treinando para se manter na rotina, ou ao menos terá plena consciência de que não treinou, simplesmente faltou no seu treino!

Pessoas que treinam em casa geralmente tem uma tendência maior a não estabelecer uma rotina, afinal está em casa e pode treinar o hora que desejar, se concorda com isto certamente é uma pessoa que corre o risco de não estar treinando como deveria. Estabeleça seus dias de treino o quanto antes! Que tal AGORA? Então fique de olho nas dicas a seguir sobre os horários de treino e veja qual é melhor para você!

Horários de Treino e sua Motivação!

O que mais importa é fazer algo que goste. No Ginástica em casa, tem várias dicas que com certeza vai se encaixar aos seus horários.
Um primeiro e importante ponto que deve observar são em quais horários do dia está com mais disposição, afinal de nada adianta treinar em um horário que teoricamente teria melhores resultados se no seu caso não é um horário muito indicado. Veja a seguir alguns períodos e o que deve ser observado para optar ou não por determinado período para fazer seus exercícios.


Exercícios durante manhã: muitas pessoas acordam bem dispostas, se este é seu caso e se possui tempo livre nesta parte do dia é realmente uma excelente opção. Este horário apenas não é indicado para pessoas que naturalmente acordam mais tarde e quando o fazem mais cedo não se sentem dispostas pela manhã.

Exercícios durante tarde: a grande maioria das pessoas se sente muito bem durante este período (que inclusive é considerado o melhor para se exercitar), porém para a maior parte das pessoas também é um período em que não há tempo livre. Apenas algumas pessoas não se sentem dispostas para se exercitar neste período, que geralmente são as mesmas pessoas que sentem sono após o almoço, se este é seu caso deve iniciar o processo por uma reeducação alimentar.

Exercícios durante noite: este período é desaconselhado para a prática de esportes por alguns especialistas pois pode fazer com que tenha dificuldade para dormir devido a seu corpo liberar adrenalina durante os exercícios. Apenas é importante notar que isto se aplica apenas para quem pretende fazer exercícios e logo após tentar dormir, caso tenha ainda algumas horas não há problema algum (vide as academias lotadas durante a noite e algumas até mesmo durante a madrugada em cidades como São Paulo).

Por que o Período da Tarde é Mais Indicado?

Segundo alguns estudos é durante o período da tarde que temos níveis mais equilibrados de testosterona (ajuda a ganhar músculos e a queimar gordura) e cortisol (efeito contrário). Este é o argumento que é mais utilizado por quem defende a teoria de que exercícios durante a tarde são mais eficazes, porém ainda não existem dados conclusivos sobre isto, até mesmo porque muitas pessoas tem rotinas completamente diferentes com grandes diferenças nos horários de sono e alimentação, o que influencia diretamente em seus ciclos hormonais.

Mesmo com estas variações que são comumente citadas vale ressaltar que seus efeitos são pequenos, portanto não deve ser um fator decisivo no momento de escolher seus horários de treino. É muito mais importante que faça exercícios quando se sente bem para isso e que consiga manter esta rotina em seu dia a dia sem que isto interfira em outros afazeres.

Se seus horários são bastante flexíveis e não sabe ao certo qual a melhor opção o melhor mesmo a ser feito é testar, teste cada um dos 3 horários com 1 semana de duração para cada um, ao final de seu teste certamente saberá qual escolher. Talvez ainda reste alguma dúvida com relação a 2 horários, se este for o caso mantenha cada um deles por 1 mês, com isto poderá comparar os resultados, isto indicará com qual horário seu corpo se adaptou melhor!