figura-1-farinha-de-casca-de-ovo-suplemento-natural-no-combate-ao-deficit-de-calcioA farinha de casca de ovo é um suplemento barato, simples e riquíssimo em minerais. O ovo é bastante usado na culinária brasileira, seja cozido, frito, na omelete, mexido com cebola, nas tortas salgadas, nos bolos, além de ser item indispensável na dieta de quem procura pela hipertrofia muscular, enfim… ovo não pode faltar na geladeira.

Mas você sabia que é possível aproveitar também a casca do ovo para fazer um suplemento natural, barato, simples e riquíssimo em minerais que atua no combate ao deficit de cálcio? Então é isso que vamos te ensinar hoje!

Você sabia que enquanto um copo de leite apresenta 290 mg de cálcio, a farinha de casca de ovo feita com o ovo caipira apresenta cerca de 2400 mg?! Ou seja, oito vezes mais cálcio do que o leite, que é um dos alimentos com maior teor deste mineral.

A farinha de casca de ovo também é uma excelente opção de alimento rico em cálcio para pacientes com intolerância à lactose ou a alergia à proteína do leite de vaca, uma vez que o cálcio é encontrado em maiores concentrações no leite bovino e seus derivados.


Ingerir farinha de casca de ovo também é mais vantajoso do que ingerir alimentos de origem vegetal para obter cálcio, pois embora alguns alimentos vegetais tenham teores razoáveis de cálcio, a absorção em alimentos com origem vegetal é de apenas 40% pelo nosso organismo.

A farinha de casca de ovo, além ser usada como complemento nutricional, também pode ser inserida como adubação para as plantas e na alimentação animal!

O cálcio ingerido diariamente é muito impostante para o bom funcionamento celular e principalmente, para a composição dos nossos osso.

Em determinadas fases da vida, uma dieta rica em cálcio se faz ainda mais importante, como na infância, onde o cálcio é preciso para o crescimento adequado dos ossos e as crianças que não o consomem ou o ingere em quantidades limitadas, tem grandes riscos de desenvolver deficiência de cálcio e consequentemente, outros problemas.

Na gestação, uma dieta rica em cálcio se faz importante também, pois nessa fase ocorrem mudanças no metabolismo do cálcio e isso favorece a transferência do cálcio da mãe para o feto, devendo-se aumentar o consumo.

Além das pessoas que estão na faixa etária acima dos 60 anos, a chamada terceira idade, onde deve-se ter o consumo diário de cálcio aumentado, já que a absorção desse nutriente declina com o passar dos anos e a sua falta no organismo pode causar uma osteoporose facilmente.

figura-2-farinha-de-casca-de-ovo-suplemento-natural-no-combate-ao-deficit-de-calcio

# Receita de farinha de casca de ovo #

→ Ingredientes

  • 10 cascas de ovos médios (de granja ou de quintal)

→ Modo de preparo


  1. No primeiro momento você deve escolher ovos novos e sem deformações;
  2. Deixe os ovos, ainda fechados, de molho na água sanitária por cerca de 3 minutos e depois lave em água corrente por mais 2 minutos.
  3. Após a higienização reserve a gema e a clara em um recipiente (guarde na geladeira ou faça uma receita).
  4. Leve as cascas ao microondas de 1 a 2 minutos, para secar bem
  5. Espere esfriar e bata no liquidificador até ficar uma farinha homogenia
  6. Guarde num recipiente limpo e seco e o mantenha bem fechado.

Atenção! Recomenda-se consumir 1 colher de café dessa farinha de casca de ovo nas principais refeições, como almoço e jantar, uma vez por semana.