CAPA-5 coisas que ajudam a envelhecer a pele

Ter uma pele livre de marcas de sol, manchas de acne ou as temidas rugas é o sonho de qualquer pessoa.

Com o passar do tempo a nossa pele começa a sofrer com a grande exposição a agentes que prejudicam o seu vigor, sendo dentre estes fatores, a exposição excessiva ao sol, o principal causador de marcas na pele e que pode causar desde manchas até doenças como o câncer de pele.

A pele é o nosso maior órgão, mas seus cuidados acabam sendo negligenciado por muitos e é por isso que nesse artigo vamos falar de 5 coisas que ajudam a envelhecer a pele e que devem ser evitadas ao máximo.

MIOLO-5 coisas que ajudam a envelhecer a pele

FATOR 1 – Comer doce em excesso

Além de ser algo ruim para o corpo todo, pois o excesso de doce pode causar diabetes e outras doenças, quando o corpo é exposto a uma sobrecarrega de açúcar ele pode iniciar um processo chamado de glicação.


O processo de glicação ocorre quando o corpo tem mais açúcar do que as células podem processar, onde o excesso das moléculas de açúcar se combinam às proteínas sem a atuação de uma enzima, para que ela seja processada e isso acaba prejudicando o funcionamento das biomoléculas, atingindo de forma significativa o colágeno e causando o envelhecimento precoce da pele.

FATOR 2 – O consumo de álcool

A nossa pele é um grande espelho da nossa saúde, pois se algo não está funcionando corretamente, a nossa pele emite sinais como acne, ressecamento e envelhecimento precoce.

Um hábito que ajuda a envelhecer a pele e que é praticado por muitos é o consumo de álcool.

O nosso fígado é o grande “purificador” do nosso corpo, ele é o encarregado de livrar o organismo de todas as toxinas nocivas ao ser humano e por isso uma pele saudável é reflexo de um fígado saudável e que está conseguindo fazer o seu trabalho.

O consumo de álcool ajuda a envelhecer a pele, atuando de duas formas, desidrata o organismo e causa sobrecarga do fígado.

Quando há uma sobrecarga do fígado, as toxinas não são quebradas e causam problemas que refletem na pele, como a acne, as rugas e a rosácea e além disso como o álcool desidrata, causa um ressecamento da pele e é ruim para o sono, dois fatores que ajudam a envelhecer a pele.

FATOR 3 – Dormir pouco ou mal

Quanto temos uma noite ruim percebemos que no outro dia nossa pele fica mais frágil e as olheira logo aparecem.

Isso acontece porque é durante o sono que produzimos hormônios rejuvenescedores “calmantes” e reparadores, como a melatonina e o hormônio do crescimento e a falta de sono não deixa o organismo descansar.


FATOR 4 – O não uso do protetor solar.

Não há muito o que falar, pois todos já sabemos que o protetor solar veio para facilitar a vida de quem tem que se expor muito ao sol e deve ser usado diariamente.

FATOR 5 – Beber pouca água

A falta de água no organismo causa desidratação e um dos primeiros sinais da falta de água é mostrado na pele e nas mucosas e caso isso se torne um hábito, ajuda a envelhecer a pele mais rápido.