Florais contra ansiedade

florais contra ansiedade
O termo Terapia Floral, para muitos pode parecer mais aquelas “conversinhas” de naturebas, mas é uma verdadeira ciência, que usa as substâncias das flores para combater vários males como estresse, cansaço, ansiedade, medo, pânico, solidão, insegurança, ciúme, pesadelos, insônia, e vários outros problemas mais psicológicos.
E o melhor de tudo não tem contra indicação, pode ser usado por qualquer pessoa, até mesmo por crianças. Porém é preciso observar alguns cuidados na porcentagem de conservante alcoólico para pessoas diabéticas, gestantes, lactantes ou crianças. Para isso há outros conservantes e outras formas de entrar em contato com os florais.

O ideal seria antes conversar com um terapeuta floral, para saber exatamente quais deveriam ser as essências que mais ajudaria. Afinal cada caso é um caso. Atualmente em várias farmácias de manipulação tem até um terapeuta disponível para poder ajudar antes de pedir uma fórmula.

Florais e a ansiedade

Um dos maiores inimigos dos bons resultados é a ansiedade. A vontade de ter resultados rápidos demais sempre nos atrapalha e para muitos, não é nada fácil ter um controle de seus próprios sentimentos, as vezes se torna impossível controlar essas sensações e isso pode se tornar um verdadeiro tormento em todos os sentidos de nossa vida. Sendo que, essa ansiedade pode sim ter várias outras causas.

A ansiedade é uma sensação que todos tem, mas existe a ansiedade normal, aquela que nos ficar na expectativa, aquela que não nos afeta quando mudamos de assunto. Mas existe a ansiedade excessiva, que não nos deixa se quer mudar de assunto em nossas conversas. E é esse tipo de ansiedade que nos faz estacionar, não só na dieta.

Algumas pessoas recorrem a médicos e psicólogos, o que é sim uma ótima opção, pois ansiedade, apesar de não ser uma doença, precisa ser tratada, pois pode provocar doenças. O melhor remédio é sempre o auto controle, é saber o quer, é saber que rumo quer dar a sua própria vida e mesmo que aconteça os desvio desse caminho, nunca perder a capacidade de seguir em frente.

Mas existe algumas essenciais que quando juntas podem facilitar esse controle de emoções. Elas devem estar na mesma fórmula, o melhore é procurar uma farmácia especializada, para que seja preparada com responsabilidade.
A essência é usada em gotas colocadas em água pura. A dose varia em cada situação, sendo utilizada em geral quatro gotas quatro vezes ao dia. Por isso é importante confirmar esse consumo com o terapeuta.
Agrimony – Floral de Bach – Indicado para pessoas que escondem seus verdadeiros sentimentos, mesmo os bons, suas tristezas, medos e preocupações. Mas não conseguem enfrentar uma discussão ou um problema. Procura companhia para escapar de seus sentimentos. Costuma abusar de álcool e outras drogas para suportar suas dificuldades.
Vervaim – Floral de Bach – Aos que não se permitem relaxar, fanáticos, entusiasmados e inflamados.
Chamomile – Floral de California – Traz serenidade, paz interior e equilíbrio emocional.
Cidreira – Floral de Saint Germain – Ajuda a controlar os próprios pensamentos, flui as situações do cotidiano.
Dianthus – Floral de Minas – Tortura interna, abafamento, preocupação oculta, libera os sentimentos.

Rescue – O floral para todas as horas

O Rescue Remedy é a essência floral mais conhecida do mundo e uma das mais indicadas pelos profissionais de várias áreas da saúde É indicado para situações de emergência, tais como: ansiedade excessiva, acidentes, perdas, choques emocionais, estresse, antes do parto, antes de um exame importante, no recebimento de notícias ruins – de morte, aborrecimento familiar, etc. Ele jamais substitui o atendimento médico; ele somente ajuda o paciente a estabilizar e acalmar as emoções durante o trauma.

É constituído por cinco essências dos florais de bach:
Clematis: para aumentar a consciência da pessoa, abalada pela situação crítica.
Cherry Plum: para aumentar o nível de controle sobre suas atitudes.
Star of Bethlehem: para as situações traumáticas.
Rock Rose: para o pânico e o desespero.
Impatiens: alívio da tensão mental extrema.

Outras situações que pode ajudar:

* Em ginecologia e obstetrícia: na gravidez ajuda a lidar com a ansiedade, enjôos, dá equilíbrio e limpa os medos. Para o abortamento espontâneo ou não. nas cólicas menstruais, melhora a dor, diminui o inchaço e a retenção hídrica.
*Em odontologia: pacientes com medo ou pânico; ajuda nas cirurgias diminuindo o sangramento e ajudando na cicatrização.
* Para antes dos exames (de carro, vestibular, faculdade, etc), entrevistas, palestras, apresentações em público, etc.
* Para situações de perda na família, um acidente grave, desmaios, traumas, choques emocionais tranquilizando o paciente.

Interessante reflexão:

Relaxe, respire fundo 10 vezes. Inale profundamente e exale lentamente.
Exercite, aprenda algumas técnicas básicas de ioga ou simplesmente ande por 10 minutos.
Sorria, pense em momentos felizes. O sorrido e a risada liberam a produção das endorfinas estimuladoras do humor.
Calma, deixe que a sua imaginação lhe leve a um lugar calmo e tranquilo onde se curta a paz, serenidade e beleza.
Uma caminhada na praça, especialmente num dia ensolarado, pode operar milagres para seu humor. Se dê esse tempo.
Escape, se você for capaz, afaste-se. Ao sair da situação estressante, você pode ter tempo de restaurar alguma perspectiva.

Atenção:

A terapia Floral é um assunto muito complexo e pois existem flores por todo mundo e cada um tem uma substancia benéfica, não se pode simplesmente pegar uma florzinha e fazer chá.
Esses e outros conjuntos de essências florias poderia ajudar bastante, mas como disse, e repito, um bom terapeuta poderá ajudar bem mais, pois essas dicas são generalizadas.
E antes que muitos profissionais da área critiquem o artigo. Esse artigo serve apenas para deixar claro que ansiedade, falta de auto controle e muitos outros problemas de fonte psicológicas pode sim ter uma ajudinha da natureza.
A terapia não se trata de um tratamento médico, muito menos substitui um, mas pode ser conciliado com um. Afinal toda ajuda é válida. E fica aqui abeto o espaço para profissionais interessados a ajudar, nosso email dietaebeleza@gmail.com . Não somos um blog comercial e portanto não temos recurso para remuneração, toda ajuda e boa informação será sempre bem vinda.

Bookmark the permalink.

25 Comments

  1. Domingas Oliveira Almeida

    Conseguir emagrecer tomando comprimidos de beringela, claro, associada a alimentação mais ou menos balanceada.

  2. eu ja ouvi falar sobre este tipo de tratamento .como eu faço para comprar?


  3. :smile: OI! Domingas !!
    Fico muito feliz em saber que está indo tão bem, continue se cuidando sempre. Não deixe de ter sua boa alimentação, assim vai poder continuar sempre de bem consigo mesma.
    Até
    Suzi

    :smile: OI! Lange !!
    Normalmente em farmácias de manipulação tem até profissionais nesse tipo de tratamento para poder te orientar melhor. Mas em muitas cidades tem os terapeutas que trabalham em consultórios próprios ou em clínicas estéticas. Algumas casas de produtos naturais as vezes indicam aonde encontrar esses terapeutas.
    Quando eu precisei fiz em uma farmácia na minha cidade, e lá tinha um terapeuta que me deu ótimas dicas. Melhorei muito meu problema de nervosismo, impaciência e insônia.
    E o melhor, é um tratamento natural, não agride seu organismo e nem mesmo seu bolso, pois se pesquisar nas farmácias pode sempre encontrar preços mais em conta.
    tente e com certeza vai sim se dar muito bem.
    Até
    Suzi

  4. Boa tarde???

    Alguém já tomou pholiamagra?
    estou tomando, mais parei para fazer a dieta do leite….Vou continuar depois, mais já vi resultado….Alguém já tomou e tem alguma experiência sobre a mesma?

    Beijos!!!


  5. :smile: OI! Camila !!
    No artigo PholiaMagra contra barriguinha eu falo dessa substância. Parece que realmente pode ajudar sim, mas claro que deve-ser usada com prescrição médica, para que não tenha nenhum problema. Mas as balinhas que cito lá parece que ajudam e muito. Eu já estou procurando para experimentar essas balinhas.
    Vamos ver se realmente dá o resultado que promete. Não deixe de nos contar seus resultados.

    Até
    Suzi

  6. Gente é muito fácil comprar… á algum tempo já estava querendo um floral para ansiedade..Vendo nesse blog o rescue remedy já procurei o telefone de alguma farmacia de manipulação da aki de sjc.. e foi muito fácil … o meu fica pronto no final da tarde. custou 12,50 só!
    Agora vamos ver o resultado… Abraçoos


  7. :smile: OI! Paula !!
    Que bom saber que nossas dicas ajudam. Eu tomei floral para insônia e realmente ajudam. Seja positiva e otimista sempre. Acredite que vai dar tudo certo e vai conseguir se sair muito bem.
    Saiba que pode sempre contar com o apoio de todos. Não deixe de nos dar notícias.
    Até
    Suzi

  8. Olá.. Estou tomando os florais de back para ansiedade, senti melhoras incríveis! porém.. estou muito ‘sentimental’, (tristeza, alegria, choros) enfim, estou com medo de isso ser ‘depressão’!?!?, pois, minha mãe tem !! mas é interessante lembrar que a minha terapeuta disse que eu ia ter alguns (sentimentos), como ‘tristeza’, ‘vontade em excesso’, ‘euforia’, ou seja, coisas normais que fazem parte dos florais..

    Gostaria de obter mais informações à respeito, muito obrigado!

    • Olá amigos ,li alguns comentarios sobre o uso dos florais ,só vim dizer que muitas vezes essa terapia tem o processo de catarse que o paciente passa e as vezes acha que esta piorando ,mais tudo faz parte do desbloqueio das emoçoes.POR isso é muito importante o acompanhamento de um terapeuta floral para lhe ajudar e auxiliar nesse momento,a terapia consiste em conversas e indicação do floral,os resultados podem ser melhores,pois para cada pessoa o floral é diferente mesmo sendo os mesmos sintomas.Qualquer coisa entrem eu meu face que tem varias informações…Terapeuta floral e aromaterapeuta Anelise feijo


  9. :smile: OI! Roberto !!
    Infelizmente é muito complicado de dizer certeza de algo , quando o assunto é o lado emocional de cada pessoa. O melhor seria sim, conversar com sua terapeuta, ou se achar melhor parar com seus forais, mas sinceramente não creio que seja eles que estejam “aumentando” sua sensibilidade emocional. Desculpe não poder te ajudar muito. Mesmo assim saiba que pode contar conosco sempre.
    Até
    Suzi

  10. roseli rossetti de lima

    eu acho q para mim tem q ser o floral de bach…agrimony pq td q esta escrito la e´ quase td q estou passando…..obrigada rose


  11. :smile: OI! Roseli !!
    Amiga, os florais podem ser encontrados em qualquer farmácia de manipulação e sei que não tem muitas fórmulas prontas.
    Não deixe de dar uma olhadinha no 5HTP, ele pode te ajudar também.
    Força sempre. Conte conosco e não deixe de nos contar como tem passado.
    Até
    Suzi

  12. rosilene delfina moreno

    posso usar o florais de bach como tratamento para meu filho ele ta fazendo tratamento para desitoxicar sem medicamentos . estava usando drogas por uma desepção que teve . mas e muito calado e não desabafa com ninguem sei por que conheço ele muito bem, inclusive nesse perildo de tratamento ja usou umas duas vezes por algumas horas logo cai em si e volta a realidade pos que ficar livre de uma vez desta droga maldita indique-me o que posso fazer para tira ele dessa assiedade . posso da a ele esta medicação ou existe outras mas apropiadas. responda-me por favor e onde posso copra-la…


  13. :smile: OI! Rosilene !!
    Os lorais podem sim ser usados por qualquer pessoa e podem ser encontrados e até encomendados em farmácias de manipulação. Normalmente nessas farmácias, tem pessoas qualificadas para te indicar o melhor tipo de floral.
    O ideal mesmo seria procurar um terapeuta floral, e assim fazer o tratamento completo. Cada pessoa tem um problema específico e só mesmo conversando com o terapeuta saberia exatamente qual usar. Mas procure nas farmácias de manipulação e tenho certeza que encontrará algo que possa realmente ajudar seu filho.
    O “Rescue Remedy”, é facilmente encontrado já pronto, e com certeza já seria de grande ajuda, dê uma lida no texto e veja os componentes deles.
    Desculpe não poder ajudar da forma que queria, mas pode contar sempre conosco.
    Jamais desista de sua luta.
    Grande abraço
    Até
    Suzi

  14. Maria Helena da Silva Araújo

    Não sei o que está acontecendo comigo.
    Já tive depressão por três vezes.
    E a ultima vez em que tive quase morri, pois apagou minha memoria passei a não conhecer as pessoas e esqueci de como escrever meu nome.
    Estive até no psiquiatra de três em três meses tomava aqueles remedios muito forte. parei e comecei a tomar remedios homeopaticos. Agora estou sentondo novamente aquelas bobeiras as vezes parece que não sou eu, estou sentindo muitos arrepios no corpo e não quero sair de casa, a penas vou para meu serviço. trabalho em um colegio, mais vou obrigada não estou tendo animo pra nada.
    Por favor me ajude , estou desisperada estou engordando muito.
    Grande abraço e fique com Deus.


  15. :smile: OI! Maria Helena !!
    Amiga, vou ser bem sincera, você sabe que seu problema pode ser muito mais psicológico e precisa ter um acompanhamento específico. Os florais em geral podem ajudar, mas é uma coisa que tem que ser constante.
    Quanto a alimentação, tem o cardápio da Dieta anti ansiedade, que poderia te ajudar, pois nele tem alimentos que nos ajuda a ficar mais calmas.
    Fazer caminhadas é sempre uma ótima opção, tanto para espairecer como para queimar calorias, então se dedique.
    Por mais que eu queira te ajudar, todas as dicas são generalizadas e podem não ser o que realmente procura. Por isso repito, procure ajuda profissional.
    Desculpe se não consegui te ajudar muito, mas pode contar sempre com nosso espaço, mesmo que seja para desabafos.
    Sempre que quiser e puder nos conte como tem passado.
    Até
    Suzi

  16. tenho problema de anciedade estava tomando fluoxetina mas parei pos quero algo natural ,sou trasplantada renal mi indique algo natural que vai mi ajuda na anssiedade e emagreser.


  17. :smile: OI! Celeste !!
    Desculpe se vou ser sincera demais, mas ansiedade se combate sendo realista, sendo racional, ansiedade é algo psicológico, que se controla focando em objetivos reais.
    Não vai ser com remédios que vai emagrecer e sabe disso, não fantasie um emagrecimento instantâneo, pois isso não existe, não existe dieta milagrosa, alimento mágico ou fórmula secreta para emagrecer. Tem que fazer exercícios e ter uma alimentação sempre muito controlada.
    Os florais citados nesse artigo podem ajudar, assim como o 5HTP, são considerados naturais, mas no seu caso, só seu médico vai poder realmente te dizer se pode ter reações adversas ou não.
    Quanto a alimentação, dê uma olhada no cardápios da Dieta anti ansiedadeou então uma mais restita como a da Dieta anti TPM, nelas tem alimentos que podem ajudar a amenizar a ansiedade.
    Outra dica que ajuda, é caminhar e se exercitar, pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade, quando se está fazendo exercícios, o organismo liberar substâncias que podem ajudar a se sentir mais calma, mais confiante, além de ser uma ocupação, pois o sedentarismo, só piora o estado emocional.
    Sei que gostaria de ler algo que pudesse dar resultados mais facilmente, mas não existe emagrecimento fácil, tudo depende somente do que você, da sua força de vontade e determinação, e isso percebe-se que tem, pois quer se livrar dos remédios.
    Acredite em si mesma, acredite na sua capacidade de fazer tudo dar certo e com certeza vai progredir, mas mantenha-se realista, pois nada acontecer de um dia para outro.
    Conte sempre com a força de todos e não deixe de nos contar como tem passado.
    Até
    Suzi

  18. Olá!
    Tenho vitiligo, que floral poderei usar?
    Obri


  19. :smile: OI! Silvia !!
    Acho que os florais não vão poder te ajudar muito nisso, o certo é procurar um dermatologista e tomar muita vitamina A e E, para a pele.
    Os florais atuam mais em nosso lago emocional.
    Desculpe não poder ajudar, mas pode sempre contar conosco.
    Até
    Suzi


  20. :smile: OI! Anelise !!
    É muito bom ter comentários como o seu em nosso espaço. Se um dia se interessar em participar de nosso espaço como autor-convidado, será um prazer.
    Grande abraço
    Até
    Suzi


  21. :smile: OI! Anelise !!
    Entre em contato direto conosco pelo email, dietaebeleza@gmail.com, e poderemos combinar sua participação, com certeza será de muita ajuda a todos que estão precisando ter mias energia positiva dentro de si mesmo.
    Abraços
    Até
    Suzi

  22. ola meu nome he sonaly tomo bramasepam para ansiedade. mais não estar resolvento tenho grande problema de insoni posso tomar floral


  23. :smile: OI! Sonaly !!
    Amiga, os florais não atrapalha em nada, e pode sim ajudar. Mas seria bom conversar com seu médico antes, pois cada organismo reage de uma forma bem diferente e não tem como te dar 100% de certeza.
    Se cuide e cote conosco.
    Até
    Suzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>