CAPA-Sensação de formigamento, o que pode serO formigamento é a sensação que temos em um tecido, após ele ter ficado um período em estado de dormência e agora está retornando ao seu estado normal.

A dormência resulta da interrupção dos estímulos que são enviados do cérebro para a pele ou vice-versa, causados por uma compressão nervosa ou pela menor quantidade de sangue em uma região do corpo, seja na perna, nos braços ou em áreas localizadas do corpo e onde no retorno da circulação sanguínea normal, provoca a conhecida sensação de formigamento.

Então, entendemos como formigamento, um sintoma que acontece sempre entre a passagem de um período de dormência da pele ou músculo para o retorno a sua circulação sanguínea normal. Mas o que provoca essa dormência inicial e o consequente formigamento? É o que vamos discutir agora…

As dormências podem ser de natureza vascular ou nervosa e pode significar desde uma simples interrupção temporária da circulação sanguínea provocada por situações como o hábito de manter uma perna cruzada sobre outra, até ser um sintoma que acompanha um infarto do miocárdio.


As dormências, provocadoras da sensação de formigamento, do tipo vascular são causadas quando o fluxo da circulação é muito diminuída ou interrompida em um certo setor do corpo da pessoas, por qualquer razão, a exemplo da pressão causada pela manutenção de uma perna cruzada sobre outra por muito tempo ou o hábito de dormir com o braço por baixo do corpo.

Nesses casos, as dormências e a consequente sensação de formigamento são transitórias e desaparecem em poucos minutos depois que a circulação é restabelecida no membro, sem maiores preocupações.

MIOLO-Sensação de formigamento, o que pode ser

Nas dormências de natureza vascular, ainda existem situações bem mais raras e que devem ser acompanhadas por médicos, pois causam compressão ou estreitamento de artérias e são caracterizadas pela dormência e sensação de formigamento persistentes.

As dormências do tipo nervosa, são causadas pela compreensão de uma raiz nervosa. Esse tipo é mais observado durante a infância e adolescência, pois é comum nessas fases, situações onde uma raiz nervosa é comprimida por um crescimento ósseo, em decorrência do crescimento da coluna vertebral e são caracterizadas pela sensação de dormência duradoura.

De forma menos frequente, existem também outras causas de compressão nervosa e que estão associadas a problemas cardíacos como a angina ou início de infarto do miocárdio.

Esses casos são caracterizados por provocar a sensação de formigamento por todo o braço esquerdo, sempre mantendo relação com o esforço físico e sendo necessário procurar um médico para maiores esclarecimentos.

Outras situações podem causar a sensação de formigamentos, sendo elas:

  • Doença da arteriosclerose, que causa a deficiência de circulação sanguínea em uma área do corpo.
  • Doença da ulceração, causada pelo frio e que também causa a deficiência de circulação sanguínea em uma área do corpo.
  • Ficar sentado ou parado na mesma posição por muito tempo, causando a má circulação sanguínea pelo retorno comprometido do sangue ao coração.
  • Pressão nos nervos da periferia do corpo causada por vasos sanguíneos dilatados ou tumores
  • Infecção também pode causar má circulação sanguínea
  • Exercícios muito intensos, com a sensação de formigamento provocada pelo excesso de ácido láctico no músculo.
  • Pressão nos nervos da coluna, como a causada pela presença de uma hérnia de disco.