gelatina-azul

A gelatina é considerada uma das grandes aliadas da dieta, porém existem alguns detalhes sobre ela que nem todos sabem, alguns outros que são descobertas de pesquisas recentes e que estão mostrando que é preciso ter certos cuidados com a gelatina. Antes de qualquer coisa vamos entender porque a gelatina é considerada indicada para uma dieta, para em seguida ver mais detalhes sobre isso.

A gelatina é considerada uma grande aliada da dieta por possuir poucas calorias e também por ser fonte de colágeno não é mesmo? Bem, isto não é bem verdade, pois a quantidade de colágeno que encontramos por porção de gelatina é muito baixa, portanto não surtirá efeitos, sendo assim se deseja mais colágeno o ideal é suplementar com cápsulas de colágeno.

Com relação à quantidade de calorias há uma armadilha na gelatina, a normal chega a ter 380 calorias por 100g de gelatina, enquanto que a diet tem apenas 7 calorias pela mesma quantidade de gelatina. Veja mais detalhes sobre a gelatina neste vídeo em que a Nutricionista Andréia Moura desmente alguns mitos sobre a gelatina!

Vídeo Gelatina é Saudável? Nutricionista Andréia Moura Explica…

Embora não seja fonte de colágeno com quantidades significativas e tendo a opção diet com muito menos calorias existe ainda a questão dos corantes, que irão contribuir para o acúmulo de toxinas em seu organismo. Estas toxinas por sua vez irão contribuir para pequenos processos inflamatórios e consequentemente retenção de líquidos, é praticamente a contramão da dieta detox.

Para que tenha os benefícios da gelatina (como matar aquela vontade de doces), o ideal é preparar doces (sem açúcar) utilizando gelatina sem sabor (é incolor) diet juntamente com frutas e até mesmo com iogurte natural ou iogurte grego.

Entenda que não há necessidade de abolir completamente a gelatina de sua dieta, mas deve a consumir com moderação (principalmente as coloridas) e consciente de que não é uma fonte rica de colágeno, isto é importante porque se deseja mais colágeno na dieta irá buscar por outras fontes.