glutamina
Sempre que o assunto é suplementação alimentar o mais frequente é ver pessoas falando sobre os suplementos mais conhecidos como BCAA’s, Whey Protein, shakes para emagrecer, termogênicos, etc., que realmente são muito eficientes, porém há suplementos não tão conhecidos quanto estes que são muito importantes, como é o caso da Glutamina.

Aqui poderá entender quais são os principais benefícios de suplementar com a Glutamina, o que é Glutamina e também como este suplemento pode ser útil tanto para quem deseja ganhar massa muscular como também para quem está fazendo dieta para emagrecer. Mas antes de qualquer coisa é preciso saber o que é exatamente a Glutamina.

A Glutamina é um aminoácido, que inclusive é o aminoácido mais presente em nosso organismo, considerado uma aminoácido não essencial devido ao fato de que pode ser produzido pelo próprio organismo. Este é um primeiro ponto importante a observar, pois sendo um aminoácido produzido pelo corpo por que suplementar com ele?

A Glutamina é sim produzida pelo organismo, porém em situações de stress (por exemplo atividade física intensa) o corpo não é capaz de produzir as quantidades necessárias para repor a Glutamina a seus níveis normais. Este é um dos motivos porque pessoas que treinam pesado ou estão em dietas fortes acabam adoecendo, o sistema imune cai e não há Glutamina disponível para servir de “combustível” para as células do sistema imunológico (linfócitos e macrófagos).


Como a Glutamina irá Ajudar a Ganhar Massa Muscular?

A princípio já fica evidente que a Glutamina ajudará a ganhar massa muscular pois possui grande influência na síntese proteica, ou seja ao tomar Glutamina seu organismo terá melhores condições de metabolizar as proteínas de sua dieta, sejam estas provenientes de sua alimentação ou de suplementos como Whey Protein, Albumina ou Caseína. De um modo geral já terá 2 benefícios:

  • Melhor aproveitamento das proteínas (também evitando o catabolismo)
  • Melhor recuperação muscular

Para o ganho de massa muscular e uma boa performance durante os treinos sabemos que o glicogênio possui um papel importante, tanto que existem diversos suplementos que visam repor glicogênio perdido durante a atividade física. A Glutamina é um aminoácido glicogênico e ajuda a regular a síntese de glicogênio no fígado, o que resulta em maior disposição para treinos mais intensos.

Para seus músculos crescerem (e se manterem assim) é fundamental que suas células estejam bem hidratadas, aqui mais uma vez a Glutamina se mostra ma boa opção pois estimula as células musculares a captarem água. O que é um processo semelhante ao que acontece com a Creatina chamado de “voluminização celular”. Apenas é importante salientar que o aumento de hidratação no interior das células não tem nada a ver com retenção de líquidos (fora da célula) que é o que deixa um aspecto de flacidez.

Como a Glutamina irá Ajudar na Dieta para Emagrecer?

Diversos dos benefícios já descritos também ajudarão a quem pretende emagrecer, pois como pode notar a Glutamina não irá atuar de forma direta no ganho de massa muscular, mas sim através de outros fatores, que para quem está dieta não estarão resentes.

Quem faz dieta vai se exercitar com uma menor quantidade de nutrientes em seu corpo, isto pode gerar um quadro de overtraining rapidamente, o que levaria a uma queda do sistema imunológico expondo esta pessoa ao risco de ficar doente. Com uma suplementação adequada de Glutamina estará reduzindo consideravelmente este risco.

Sabemos que um dos fatores que leva uma pessoa a reter gordura são s picos de insulina, como a Glutamina possui ação sobre a glicogênese (síntese de glicose) esta pode se converter em glicose sem trazer alterações nas concentrações de insulina no sangue. Esta estabilidade é algo que pode ajudar consideravelmente a manter sua dieta e ter bons resultados.

Como pode ver a Glutamina não irá exercer nenhuma ação direta para que perca peso, porém ajudará a manter as condições ideais para que isto ocorra de forma saudável.