A Gommage (ou peeling vegetal) é um dos tipos de peeling menos agressivos à pele por ser 100% natural.

gommage contra rugasAs manchas na pele e as rugas são bastante comuns, principalmente nas pessoas acima dos 40 anos.

As manchas podem existir desde o nascimento da pessoa e, neste caso, não causam complicações e permanecem da mesma forma mesmo após tratamentos.

Já as manchas que surgem ao longo da vida e as rugas são resultantes de alguma alteração local causadas por exposição solar excessiva, envelhecimento da pele, alergias, extração manual de espinhas ou cravos (que deixam cicatrizes bem escuras) e são os principais motivos para a procura de tratamentos dermatológicos.

Além da dica de uma boa alimentação, que é sempre válida, alguns tratamentos dermatológicos também ajudam a manter a beleza da pele em dia.


Uma das opções mais procurada para tratar as manchas de pele e as rugas é o peeling. Este procedimento é bastante específico para cada tipo de pele, sendo classificado de acordo com a ação e agressividade do tratamento.

A gommage, também conhecido como peeling vegetal, é um dos tipos de peeling mais seguros e menos agressivos a pele por ser 100% natural.

Ele é um método de esfoliação que regenera as células da epiderme, atuando tanto no tratamento de manchas de pele quanto na retirada e prevenção das temidas rugas de expressão.

Ele consistindo no massageamento da região afetada com ingredientes naturais como ativos da aveia e do amido de arroz durante 20 minutos e o descansando a pele coberta com bandagens oclusivas por mais 40 minutos.

Nessa massagem acontece o processo de afinamento da epiderme (camada mais superficial da nossa pele) junto com o aumento da vascularização da camada inferior à epiderme, chamada de derme.

Esse procedimento provoca a reabsorção, pelo organismo, dos pigmentos que dão cor à pele (melanossomos) que foram liberados em excesso para proteção da pele contra agentes como a exposição aos raios solares, e assim consegue desfazer a hiperpigmentação pós-inflamatória causadora da mancha.

Já no caso das rugas, a gommage provoca o estímulo a produção de queratinócitos e colágeno que são responsáveis por restabelecer a firmeza da pele e dar o fim às rugas através da maior vascularização da pele.

A gommage é um tipo de tratamento indicado para todos os tipos de pele e para todas idades (acima dos 10 anos) por não conter componentes químicos, diferentemente de outros tipos de peeling, como o peeling com ácido salicílico (ideal para quem tem acne), o peeling de ácido glicólico (ideal a partir dos 30 anos) ou o peeling com ácido retinóico e o feito a laser (ideal para quem já tem um processo notável de envelhecimento).


Estes tratamentos são mais agressivos do que a gommage e usam compostos químicos ou lesionam para descamar, causando maiores riscos ao tratamento.

Atenção! Deve-se sempre preparar a pele antes de receber o tratamento.

No caso da gommage, é exigida apenas um boa limpeza da pele com água e sabão e não apresenta nenhum processo inflamatório em atividade no momento do procedimento, como herpes ou psoríase, por exemplo, ou com outros procedimentos mais exigentes.