granola

Quando começamos a fazer uma dieta uma das primeiras coisas que devemos fazer além de encontrar bons cardápios para dieta é aprender sobre quais alimentos poderão ajudar na dieta e quais são os alimentos que poderão atrapalhar.

Entre uma grande lista de alimentos que podem atrapalhar a dieta há alguns que merecem uma atenção especial, que são os alimentos que costumam sabotar dietas, como por exemplo a Granola.

A Granola é amplamente associada com uma vida saudável, o que na verdade não está errado mas a associar com dietas para emagrecer sim é um grande engano e neste artigo entenderá porque a Granola é saudável mas não é indicada para quem deseja emagrecer mas sim para pessoas que já estão em seu peso ideal e que tenham uma boa rotina de exercícios.

Outro ponto que deve saber é que há sim diferenças na tabela nutricional entre a Granola feita em casa e a Granola industrializada, onde a feita em casa é ainda pior para sua dieta por conter maiores níveis de calorias, gorduras e açúcares. Sabendo disso ao consumir Granola durante a dieta opte pela industrializada e preferencialmente por sua versão light, assim estará prejudicando menos sua dieta.


Qual o Problema com a Granola na Dieta?

Se já ouviu alguém dizendo que Granola engorda saiba que esta pessoa estava certa, a Granola realmente pode fazer você engordar com facilidade porque em uma porção de apenas 1 xícara de Granola poderá ter:

  • 600 calorias
  • 30g de gorduras (das quais 5g são saturadas)

Considerando que as dietas possuem uma baixa quantidade de calorias e que isso é necessário para emagrecer, ao consumir apenas 1 xícara de Granola já terá consumido 600 calorias, ou seja sua dieta foi seriamente prejudicada neste dia porque vai ultrapassar a quantidade de calorias ou o que é ainda pior, vai acabar comendo muito pouco de outros alimentos que são necessários.

A versão industrializada possui um pouco menos de calorias e gorduras, porém para quem está fazendo dieta para emagrecer ainda está muito fora do que você precisa em seu dia a dia com a dieta, na versão industrializada geralmente terá:

  • 450 calorias
  • 11g de gorduras (1g de gorduras saturadas)

Outra grande desvantagem da Granola para sua dieta é a quantidade de gorduras que irá estar consumindo, em apenas 1 xícara de Granola terá cerca de 25g de açúcares, o que certamente irá contribuir para um pico de insulina e consequentemente uma maior dificuldade para emagrecer. Embora realmente não seja um alimento recomendável para quem deseja emagrecer é preciso saber que a Granola possui seus pontos positivos, isto verá agora a seguir.

Nutrientes Encontrados na Granola!

Apesar de a Granola de fato não ser um dos alimentos que se indique em uma dieta para emagrecer é preciso dizer que realmente se trata de um alimento com algumas características nutricionais atrativas, o que poderá ser bastante útil para depois que já estiver em seu peso ideal, afinal não irá ficar fazendo dieta por muito tempo e alguma hora sua alimentação precisa ser normal e o mais nutritiva possível.

A Granola é uma excelente fonte de fibras, que inclusive são essenciais para quem deseja se manter no peso porque ajudam a regular os intestinos, que sabemos ser um dos fatores que contribui de forma bastante positiva para a manutenção do peso e até mesmo para o emagrecimento. A Granola apenas não é indicada para emagrecer (por ser rica em fibras) porque possui muitas calorias e gorduras, assim a tornando inviável para o emagrecimento.

Também vale lembrar que pequenas porções de Granola, como ½ xícara ou até menos também são excelentes para trazer mais nutrientes para sua dieta sem aumentar muito a quantidade de calorias. Sendo assim podemos concluir que a Granola pode ser uma aliada das dietas, porém apenas em quantidades realmente pequenas.