cafe da manhã japones

A muito tempo sabe-se que a alimentação oriental é muito mias saudável do que a acidental.
Chá verde, alimentos a base de soja, vegetais de todas as cores e sabores, muito peixe e calma muita calma ao comer.
Apreciar a comida e sempre escolher os alimentos mais funcionais a nosso organismo.
Esses são os maiores segredos dos orientais.

No Japão existe sim a preocupação de se ter uma alimentação rica e principalmente preventiva. Além do que o Japonês segue realmente o ditado ” Café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo”. A primeira refeição do dia é a que mais importa e deve sim ser feita com a paciência milenar, pois é ela que dará energia a todo seu dia.

Os alimentos a base da soja são alimentos presentes no dia a dia do japonês assim como o arroz e feijão no prato brasileiro.
Além desses alimentos ricos em soja, algas marinhas que ajudam em todos os sentidos do nosso organismo também fazem parte do prato oriental. Sem contar os peixes ricos em omega 3 e vegetais, muitos vegetais. Para um brasileiro, participar de um churrasco japonês chega a ser estranho, pois tem mais vegetais na chapa do que carne propriamente dito.

Aprender a comer bem, é uma coisa que se aprende desde criança, pois orientais ensinam a seus filhos que se deve sempre ter um prato colorido e com uma variedade de alimentos saudáveis.


Veja na reportagem do globo reporte como você pode ter uma vida bem mais longa e saudável.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

O misso pode parecer um tanto estranho para o brasileiro é usada como um “tempero completo”. Faz-se de tudo, desde sopa até legumes cozidos.

Missoshiro básico
Caldo levíssimo e que pode ser feito totalmente a seu gosto.
Coloque água para ferver e tempere a seu gosto dissolvendo a pasta de missô. Escolhas alguns legumes como acelga, cenoura até o kombu (alga marinha) deixe ficar tudo ao dente e depois coloque cubinhos de tofu (queijo de soja) deixe ferver e está pronto.
Ótimo para saciar aquela fome à noite.

Tofu com molho picante

1 tofu
200 g de carne a sua escolha
2 dentes de alho picados
3 cm de gengibre descascado e picado ou ralado
2 col. (sopa) de talo branco da cebolinha
2 col. (sopa) de talo verde da cebolinha
2 col. (sopa) de óleo de gergelim
1 pimenta vermelha picada (sem sementes)
1 col. (sopa) de miso (opcional)
3 col. (sopa) de shoyu
1 col. (sopa) de saquê ou vinho branco
1 copo e 1/3 de copo de caldo de galinha
1 ½ col. (sopa) de maisena
sal e pimenta-do-reino a gosto

PREPARAÇÃO:

Corte o tofu em quadradinhos de 1,5 cm. Passe durante 30 segundos por água fervente, e deixe escorrer (isso evita que o tofu quebre dentro do ensopado). Em uma frigideira ou wok, coloque o óleo de gergelim e, depois de quente, acrescente o alho, o gengibre, a cebolinha branca e a pimenta, até que soltem todos os aromas.
Coloque a carne picada e deixe dourar bem. Tempere com o sal, a pimenta, o saquê, o shoyu e deixe ferver. Acrescente o caldo de galinha e o tofu escorrido. Quando ferver, coloque a maisena diluída em um pouco de água e mexa até engrossar. Retire do fogo sem deixar ferver demais, para que a superfície do tofu continue lisa e ele não quebre. Cubra com a cebolinha verde picada e sirva quente, acompanhado de arroz branco. ! Sirva com arroz ou macarrão e divirta-se!

Conserva da vovó japonesa.

Pique vários vegetais e verduras de sua escolha de tamanhos também de sua escolha, coloque em um vasilha com tampa hermética. Coloque o suficiente do misso para que todas as verduras embebidas pela massa (como se fosse uma salada de maionese) deixe no mínimo 1 dia na geladeira. Quando for comer, os pedaços podem ser enxaguados com água corrente ou não, isso vai do gosto de cada um.

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7