CAPA-Krav Magá, a arte da defesa pessoal israelenseVivemos em uma sociedade perigosa, onde a cada dia que passa, ouvimos falar mais sobre situações de perigo iminente a vida como os assaltos, agressões e até mesmo a morte.

Buscando se preparar para essas situações, muitas pessoas evitam sair de casa, saem com armas escondidas (mesmo sendo ilegal no Brasil) ou procuraram por aulas que as ensinem como reagir em situações de perigo.

No nosso artigo de hoje, vamos falar sobre uma das formas de auto defesa mais eficientes, o Krav Magá.

Muitas academias de ginásticas já se especializaram em oferecer cursos de defesa pessoal, normalmente, usando variações de alguma arte marcial. Essas variações de artes marciais são válidas, mas para quem quer aprender uma arte que foi desenvolvida diretamente para a auto defesa, o mais indicado é o Krav Magá.


O Krav Magá é a única luta reconhecida internacionalmente como arte de defesa pessoal e não como arte marcial, portanto, oferecendo um aprendizado mais focado e com seus resultados sendo visíveis mais rápido.

Nela não há regras ou competições, pois suas aulas tem apenas o objetivo de desenvolver a legítima defesa em situações de perigo real.

MIOLO-Krav Magá, a arte da defesa pessoal israelense

Essa modalidade de defesa pessoal surgiu na década de 1940, criado por Imi Lichtenfeld, em Israel.

Os princípios dessa técnica de defesa pessoal são baseados apenas nos movimentos naturais do corpo humano, sendo estes condicionados para servir de ferramenta de defesa própria, além do conhecimento e uso dos “pontos fracos e sensíveis” do corpo, uma vez que o um corpo humano é um corpo humano, seja ele em quem quer se defender quanto nos seus inimigos e adversários.

Com essa descoberta Imi Lichtenfeld, deu a chance dos mais fracos também poderem sobreviver em meio a gerra que acometia Israel na época.

Nas aulas de Krav Magá os alunos são estimulados a desenvolver habilidades como os pensamentos e respostas rápidas em frente á situações de violência do dia a dia, através de exercícios com base militar e que se mostram bastante eficazes. Nesse estilo de defesa pessoal qualquer pessoa comum pode aprender a se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo do aluno.

Por se de origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi bastante vista em treinamentos de corporações do mundo inteiro e tem sua eficiência em combate comprovada.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre Krav Magá? Veja o vídeo abaixo: