A linhaça é considerada um alimento funcional por completo pois além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), que nutrem e ajuda a reduzir a sensação de fome.  Possui substancias como os ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6) que ajudam a diminuir os riscos de doenças, principalmente as doenças cardiovasculares, já que oferece gorduras benéficas que protegem o coração. Por ser rica em fibras ajuda a regular o intestino, tem seu efeito antioxidante que ajuda a retardar os efeitos do envelhecimento e também pode combater a amenizar sintomas da menopausa e da TPM.

Os grãos

dieta da linhacaAmbas as sementes são tostadas e possuem quase a mesma composição.
A linhaça dourada é mais cultivada em clima frio e apresenta uma quantidade um pouco maior de Omega 3 e 6. Enquanto a linhaça marrom se desenvolve em climas mais quentes e úmidos, o que pode ocasionar o uso de agrotóxicos em seu cultivo. Por isso a diferença de preço entre elas. A marrom pode ser facilmente cultivada no brasil enquanto que a dourada, apesar de já estar sendo cultivada no Brasil, ela tem origem no hemisfério norte.
O sabor da dourada é mais suave do que o da marrom. Desta forma, você poderá escolher qualquer uma das duas, ficará a critério de seu bolso e gosto.
No mercado já existe a farinha. Mas o ideal é sempre comprar a semente e triturar pouco antes de consumir. Escolha sempre um produto de boa qualidade, para certificar-se que seja um produto livre de bolores e fungos, como já foi encontrado.

Confira o vídeo sobre os benefícios e cuidados

A linhaça e o emagrecimento

Quem deseja emagrecer com saúde, poderá adicionar a linhaça ao suco, iogurte, leite, saladas ou qualquer outra coisa que a sua imaginação deixar (que seja saudável, claro).  Guarde um frasco bem fechado e não ultrapasse 7 dias.

Confira o valor nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg
Esses valores podem variar um pouco de acordo com a marca do produto que compra.

Como consumir

Normalmente duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, misturas em um copo de suco de fruta ou sobre a fruta, com ou sem a aveia no iogurte no café da manhã ou no almoço nas saladas, isso já seria o suficiente para ajudar em todos os casos.
Para a melhora do funcionamento intestinal uma dica, coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe “descansar” por 12 horas, tome somente a água em jejum pela manhã. Para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes vitaminas.
Mas lembre-se que o simples fato de consumir a linhaça não irá ajudar no emagrecimento. Ele serve apenas como um complemento para uma dieta saudável.

Globo repórter sobre a linhaça e o efeito sanfona

Capa-livro-transparente

Receba grátis o ebook 5 Passos Para Emagrecer Agora!

E fique por dentro de todas as novidades do mundo da beleza e da boa forma.

Inscrição bem-sucedida!