CAPA-O que é manteiga ghee e quais seus benefícios a saúdeSendo conhecida por ser uma opção para intolerantes a lactose, a manteiga ghee vem mostrando outros benefícios no seu uso. A manteiga ghee, também chamada de manteiga clarificada, é a versão sem lactose da manteiga convencional (sem sal), muito usada em tratamentos terapêuticos.

Ela é encontrada na consistência de óleo e constitui uma ótima opção para as pessoas que tem intolerância a lactose, já que no seu processo de de purificação elimina todos os traços da gordura do leite.

Além disso, a manteiga ghee pode auxiliar na perda de peso, por apresentar menos calorias do que a versão sem sal da manteiga e sabor semelhante, podendo substitui-lá perfeitamente nas refeições.

Além de poder ser usada em pães e biscoitos, para quem quer emagrecer, pode usa-lá para dar mais sabor a legumes, verduras e outros alimentos preparados tornando-os mais saborosos e nutritivos.


A manteiga ghee também apresenta um aroma refinado e sabor delicado, podendo ser usada como condimento em pratos que apresentam sabor “leve”. Ele também é mais maleável na cozinha por ter alto nível de resistência ao calor, e não queimar facilmente.

MIOLO-O que é manteiga ghee e quais seus benefícios a saúde

Como é feita a manteiga ghee?

O processo de clarificação da manteiga dura em torno de 1 a 2 horas, dependendo da quantidade usada. Durante o processo de purificação da manteiga sem sal, ela é derretida vagarosamente até que as gorduras saturadas se juntem na superfície da mistura e formem alguns blocos de gordura ou espuma densa. A retirada dessa dessa espuma é feita várias vezes, até que não forme mais essa camada na superfície.

Esse processo de retirada que permite a eliminação de todos os resíduos de lactose, além do processo de fervura favorecer com que grande parte da água contida ali evapore e assim reste apenas o óleo purificado.

A próxima etapa é passar esse óleo purificado por um tecido fino, coando ele e retirando os resíduos sólidos restantes, formando a manteiga ghee.

Outros benefícios da manteiga ghee são a sua grande quantidade de antioxidantes, atuando na prevenção do envelhecimento precoce e a possibilidade de ser uma opção para quem sofre de pressão alta, já que não contém sal.

Além disso, o ghee preparado da forma correta não contém lactose, não necessita de refrigeração e ainda pode ser feita em casa, sem precisar de nenhum equipamento especial para fazer a purificação da manteiga sem sal.

Ela também é bastante utilizada por naturopatas em diversas culturas, que dizem existir poderes curativos e rejuvenescedores na manteiga ghee e trazer benefícios par ao corpo e espírito.