CAPA-Qual o melhor margarina ou manteigaA manteiga é um produto usado a bastante tempo, bem antes da margarina, e consiste da nata do leite, que é batida até virar aquela pasta (emulsão) cremosa que conhecemos.

Por consistir basicamente de leite e assim ser classificado como um alimento de origem animal, há grandes quantidades de colesterol e de gordura saturada na manteiga, podendo acarretar em problemas cardiovasculares quando acontece o consumo exagerado.

Já a margarina é um produto “criado artificialmente” pela indústria alimentícia, pois em sua composição há óleos vegetais, que através de reações químicas que permitem a há entrada de hidrogênio (hidrogenação) na composição do óleo vegetal, muda o estado da mistura de liquida para algo mais pastoso e assim é obtida a margarina que conhecemos.

Por ser feito com produtos de origem vegetal, a margarina não apresenta gordura saturada (ao contrário da manteiga), mas apresenta muita gordura trans, gerados pelo processo de hidrogenação e que em excesso, eleva o colesterol ruim (LDL).


Ou seja, inicialmente na disputa entre margarina ou manteiga, nenhuma ganha! E o mais interessante para a saúde seria usar alternativas como o requeijão light, a ricota light ou o creme de ricota light, que segundo os médicos e nutricionistas não apresentariam a gordura trans e teriam a quantidade de gordura saturada reduzida.

MIOLO-Qual o melhor margarina ou manteiga

Outra alternativa seria deixar a margarina ou manteiga de lado e usar o óleo de oliva, podendo ou não acrescentar uma pitada de sal, pois ele contém grande quantidade de ômega 9. Outra opção seria usar também a geleia diet.

Mas caso você não queira trocar a margarina ou manteiga, há marcas com novas modificações nesses produtos no mercado e que fazem a diferença na hora da escolha.

Há agora margarinas que não contêm gorduras do tipo trans, sendo usado outros métodos fora a hidrogenação (ainda pouco conhecidos) com a finalidade de conservá-la por mais tempo e deixá-la com uma consistência mais apetitosa.

Além disso, agora tem marcas de margarinas que prometem diminuir o colesterol, através do acréscimo do fitoesterol que já é naturalmente encontrado em alguns vegetais.

Já a manteiga, tem marcas que apresentam no mercado as opções light com 25 a 95% a menos de gordura e calorias e ainda apresentam a vantagem da manteiga ter potencial mais baixo de oxidação, ao contrário da margarina que é por si só oxidada.

A manteiga aparece também como boa opção para os diabéticos, um vez que como o pão é carboidrato, ele se transforma rapidamente em glicose e eleva a quantidade de açúcar no sangue e as proteína dos derivados do leite ajudariam a barrar esse pico de glicose.

Enfim, a margarina ou manteiga apresentam vantagens e desvantagens. De forma geral, as “novas margarinas” seriam as mais indicadas para o público em geral, mas cabe ao consumidor ver qual atende as suas necessidades, partindo das informações acima e lembrando sempre da recomendação máxima de ingestão de margarina ou manteiga.