Método Ravenna‏ para emagrecer, com cardápio

Ravenna
Está em busca de uma dieta saudável que te faça emagrecer gradualmente e sem sofrimento? Então conheça mais sobre o Método Ravenna, criado pelo médico e psicoterapeuta argentino Máximo Ravenna e tem feito muito sucesso ao redor do mundo, especialmente no Brasil, onde inclusive já existe clínicas especializadas nesse método, o  Centro Terapêutico Dr. Máximo Ravenna.

A abordagem usada nesse método é bastante interessante pois não foca somente na alimentação e atividade física. O método abrange também uma terapia interdisciplinar, modificando a maneira como o paciente se relaciona com a comida. O método é direcionado a todos que querem perder peso, incluindo pessoas com obesidade mórbida ou com distúrbios alimentares.

O cardápio do Método Ravenna consiste em 4 refeições onde estão incluídos alimentos de baixo iG (índice glicêmico). Carboidratos refinados estão fota da dieta e segundo Máximo Ravenna, é possível ver resultados positivos já na primeira semana da dieta. A meta é perder em média 2 kg a cada semana, sem sofrer nem passar fome até que se atinja o peso ideal.

Principais características do Método Ravenna

O Método Ravenna na verdade é uma dieta onde sua principal característica é o apoio multidisciplinar, incluindo um educador físico, nutricionista e um psicólogo. É um verdadeiro trabalho em equipe, pois cada qual trabalharão individualmente a questão emocional, física e nutricional do paciente.

O emagrecimento ocorre gradualmente, mas de forma efetiva pois o paciente passar a ser incentivado e reeducado, adotando pra si um estilo de vida e hábitos alimentares mais saudáveis. Moema Soares comprovou que o método é realmente eficaz, já que conseguiu perder 47 kg com o método Ravenna.

E sem passar fome, segundo ela mesma conta. Mas qual o segredo deste método, pela visão nutricional? Ao cortarmos alimentos à base de farinha refinada, conseguiremos equilibrar a nossa produção de insulina. Quando a produção de insulina é excessiva, o corpo passa a armazenar mais gordura.

Além disso, esse desequilíbrio faz com que a nossa saciedade não se prolongue por muito tempo e o corpo passa a pedir mais alimentos ricos em carboidratos simples, acarretando em um círculo vicioso interminável que pode inclusive levar à Compulsão Alimentar, uma das principais causas da obesidade.

emagrecer de vez

A dieta Ravenna ajuda a interromper esse desequilíbrio. Com a redução da produção de insulina, a vontade de comer toda hora, especialmente alimentos à base de farinha ou açúcar será reduzido. Enfim, se você já tentou inúmeras dietas e nenhuma deu certo, vale a pena conhecer melhor a dieta Ravenna.

Cardápio da Dieta Ravenna

Como dito anteriormente, o cardápio é constituído por quatro refeições diárias: Café da manhã + lanche da tarde + almoço + jantar. Para o café da manhã e lanche da tarde se orienta a comer frutas e laticínios como café com leite, iogurte e queijos magros. Já no almoço e jantar, orienta-se que deve-se comer um caldo, seguido por uma salada verde antes de qualquer outra refeição.

Opções de caldos são variados. Você pode utilizar verduras e legumes como abóbora, brócolis, cebola, alho, repolho, etc. O caldo ajudará a saciar a fome e manter a saciedade por mais tempo. Quanto às saladas, a variedade também é grande: De folhas, pepino, tomate, cenoura, champignon). Depois é a vez de uma fonte de proteína como lagarto, frango ou peixe grelhado.

Como acompanhamento, você pode incluir legumes cozidos da sua preferência como vagem, couve-flor, abóbora, cenoura, entre outros. Só evite milho, arroz ou batata. Ah, e antes que eu me esqueça: Você tem direito a sobremesa, desde que sejam saudáveis e de baixas calorias como frutas (ameixa, maçã, abacaxi, morango, damasco, goiaba, pêssego e até doce de compota ou gelatina diet.

Café da manhã ou lanche da tarde

Opção 1
1 xícara de café com leite com adoçante
1 Omelete de peito de peru

Opção 2
1 xícara de café com leite com adoçante
1 fruta com 1 iogurte desnatado

Opção 3
1 xícara de café com leite com adoçante
2 fatias de queijo branco
2 fatias de peito de peru

Almoço ou jantar

Opção 1
Caldo fino de tomate
1 prato de sobremesa de salada verde
1 filé com shitake
2 unidades de cenoura baby
1 taça de gelatina diet

Opção 2
Caldo fino de abóbora
1 prato de sobremesa de salada verde
1 filé de frango com legumes
1 pêssego em calda diet

Opção 3
Caldo fino de cebola
1 prato de sobremesa de salada verde
Abobrinha gratinada com ricota
1 fruta

Programa de Exercícios

30 minutos de caminhada + 30 minutos de alguma outra atividade como pilates, dança ou musculação, três vezes por semana.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>